Além da lista de ativos prioritários, secretário cita início do processo de concessão de estradas em 2019.
Por G1 CE30/01/2018 06h14 Atualizado há 57 minutos
Porto do Pecém, no litoral cearense, pode recber investimento privado (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
O Governo do Ceará deve fechar, ainda no primeiro trimestre de 2018, uma proposta para permitir a entrada de capital privado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), formado pelo Porto do Pecém e uma zona industrial, onde já estão instaladas a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a Termelétrica do Pecém e Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Além do CIPP, outros nove ativos do estado devem passar para a iniciativa privada por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), concessões e venda de ativos.
“O Porto é o maior ativo do Ceará e que já opera com recursos próprios. Fechou o ano com movimentação de cargas 41% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que resultou no faturamento bruto da ordem de R$ 144 milhões, um crescimento 62,2% superior ao de 2016”, explica o titular da Secretaria de Panejamento e Gestão (Seplag), Francisco Maia Júnior.
Veja a lista completa de projetos federais, estaduais e municipais à venda
O desempenho do Porto foi fator preponderante para a sua inclusão na lista de ativos prioritários. Segundo Maia Júnior, foi realizada uma avaliação criteriosa, com a participação de uma consultoria internacional, que identificou quais ativos que seriam priorizados em função de suas condições estratégicas, complexidades, especificidades ou volume de investimentos.
Além do CIPP, compõem a lista de concessões:
Arena Castelão, estádio que recebeu jogos da Copa do Mundo 2014, é administrado por empresa privada (Foto: Juscelino Filho/Globoesporte.com)
Os Centros de Eventos (Centro de Eventos do Ceará e de Convenções do Cariri)
Centro de Formação Olímpica (CFO)
Arena Castelão
Acquario Ceará
Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), de Maracanaú, Tianguá e Região do Cariri
Placas Solares
Cinturão Digital do Ceará
Sistema Metroviário e terrenos (imóveis)
As regras que permitem a concessão dos ativos foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará no fim de 2016.
Centro de Formação Olímpica (Foto: Crisneive Silveira/GE) https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/governo-do-ce-planeja-serie-de-privatizacoes-para-desafogar-contas.ghtml |
Nenhum comentário:
Postar um comentário