'Um ano na Provence' vendeu 6 milhões de livros e 'Um bom ano' ganhou versão no cinema com Ridley Scott e Russell Crowe.
France PressePor France Presse
19/01/2018
![O escritor britânico Peter Mayle (Foto: Divulgação/Sextante)](https://s2.glbimg.com/_UDWqR0QLoYvyT1YQc4S02k20aA=/0x0:640x360/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/h/W/SZTApfRAGm4PR7A4K9QA/petermayle.jpg)
O escritor britânico Peter Mayle (Foto: Divulgação/Sextante)
O escritor britânico Peter Mayle morreu aos 78 anos. Ele morreu na quinta-feira em um hospital perto de sua casa no sul da França após uma breve doença, anunciou a editora Alfred A. Knopf, sem dar mais detalhes.
"Um ano na Provence" foi publicado em 1990 com uma tiragem inicial de 3 mil cópias. É um livro de memórias sobre seu primeiro ano no sul da França, restaurando uma antiga casa e acostumando-se aos hábitos da região, de forma casual e explorando diferenças culturais.
O trabalho foi traduzido para 40 idiomas, vendeu mais de 6 milhões de cópias e incentivou muitos britânicos a seguir seu exemplo e se mudar para a região francesa.
Livros no Brasil e no cinema
Entre outros títulos publicados no Brasil estão "Em busca de Cézanne", "Qualquer proposta", "Encore Provence", "Lições de francês", "Um bom ano", "Toujours Provence", "Hotel Pastis" e "Gostos adquiridos".
O diretor Ridley Scott, que era seu amigo e vizinho, dirigiu em 2006 a adaptação de "Um bom ano", estrelado por Russell Crowe e Marion Cotillard.
"Tudo era sobre esse engraçado espírito competitivo entre franceses e ingleses que Peter capturou brilhantemente", disse Scott à rádio BBC.
Começo na publicidade
Mayle trabalhou por 15 anos com publicidade, como redator e depois como executivo. Em 1973, lançou seu primeiro livro, "De onde viemos?", para o público infantil. Quatorze anos depois, ele se mudou para a França e passou a se dedicar só à literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário