quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Revista Dos EUA Acredita Que Candidatura De Lula Será Assegurada Em 2018

Por Redação Click Política  Em 23 jan, 2018


Para editor de revista americana, Lula será candidato à Presidência


Se o Brasil mantiver sua tradição política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguirá ser candidato na eleição presidencial de outubro de 2018. A avaliação é de Brian Winter, editor da revista ”Americas Quarterly” e atento analista da política brasileira.

Em um texto publicado no site da revista nesta semana, Winter explica ”Por que eu acredito que Lula vai ser um candidato em outubro”.



Winter traça a história de como ele se mudou para o Brasil e começou a estudar a política do país, em 2004. Ele narra suas entrevistas com Fernando Henrique Cardoso (a quem ajudou a escrever uma biografia em inglês), e a descoberta de que a política do país é avessa a grandes confrontos.

”O Brasil havia passado de uma monarquia para uma república, para uma democracia, para uma ditadura e de volta a um governo civil. Mas durante todo o processo nunca houve uma ruptura real. Revoluções foram frequentes, mas normalmente sem derramamento de sangue e com poucas consequências duradouras. O mesmo grupo de pessoas, de maneira geral, continuou controlando o país, muitas vezes passando dinheiro e influência de uma geração para a outra”, diz Winter.

Leia Também
AO VIVO: TRF-4 JULGA LULA E O POVO BRASILEIRO; ASSISTA VÍDEO!
24 jan, 2018
FRACASSO TOTAL! Enquanto Lula reuniu mais de 70 mil pessoas, ato de…
23 jan, 2018
O editor diz que o lema político do Brasil é aceitar concessões por medo de grandes confrontos. ”Esta tradição ajudou a nação a evitar episódios traumáticos que dividiram os países vizinhos”, diz.

Esta propensão a evitar confrontos é o que ele acha que vai evitar a condenação imediata de Lula e a proibição da sua candidatura à Presidência. ”Brasília continua sendo um lugar em que juízes regularmente socializam com senadores e às vezes com o presidente, e muitas pessoas poderosas falam de forma privada em estabilidade e reconciliação.”

Segundo Winter, é possível que a questão não seja resolvida em definitivo na próxima semana, e que a disputa legal continue até a eleição, permitindo a candidatura.

”Para mim, tudo indica que Lula de alguma forma vai poder concorrer em outubro”, diz.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário