quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Cientistas zarpam para explorar novo e misterioso ecossistema antártico

 domtotal.com
A equipe explorará o ecossistema coletando animais do solo marinho, micróbios, plâncton, sedimentos e amostras de água
A equipe explorará o ecossistema coletando animais do solo marinho, micróbios, plâncton, sedimentos e amostras de água (POOL/AFP/Arquivos)

Uma equipe internacional de cientistas liderada pela organização British Antarctic Survey (BAS) zarpou nesta quarta-feira (21) para explorar um misterioso ecossistema marinho na Antártica que esteve escondido sob o gelo durante 120.000 anos.

A BAS explicou que o iceberg conhecido como A68, que se separou da plataforma de gelo Larsen em julho de 2017, tem um leito marinho de 5.818 km², ou seja, maior em superfície que as Ilhas Baleares.

"É uma missão urgente. O ecossistema que esteve escondido sob o gelo durante milhares de anos poderia mudar quando a luz do sol alterar as camadas da superfície do mar", disse o BAS em um comunicado.

A equipe internacional zarpou de Stanley, nas ilhas Malvinas, e passará três meses a bordo do navio científico RRS James Clark Ross.

A bióloga marinha do BAS Katrin Linse, que dirige a expedição científica, disse que esta é "uma oportunidade única de estudar a vida marinha, à medida que responde a uma mudança ambiental radical".

A equipe explorará o ecossistema coletando animais do solo marinho, micróbios, plâncton, sedimentos e amostras de água, além de mamíferos marinhos e pássaros.

O grupo de defesa do meio ambiente Greenpeace visitou e filmou no mês passado este leito marinho antártico como parte de sua campanha para transformar uma grande parte da região em reserva natural.


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário