Fev 7, 2018 - 9:44
Francisco associa-se a jornada de oração e reflexão anual promovida pela Igreja Católica
Francisco associa-se a jornada de oração e reflexão anual promovida pela Igreja Católica
Cidade do Vaticano, 07 fev 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco denunciou hoje no Vaticano a “chaga vergonhosa” do tráfico de pessoas, pedindo empenho no combate a redes criminosas que exploram imigrantes.
“Convido todos os cidadãos e instituições a unirem as suas forças para prevenir o tráfico e garantir proteção e assistência às vítimas”, apelou, no final da audiência pública semanal, que decorreu no auditório Paulo VI.
A Igreja Católica promove esta quinta-feira a sua jornada mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, com o tema ‘Migrações sem tráfico. Sim à liberdade! Não ao tráfico!’.
Francisco sublinhou que perante as “poucas possibilidades” de encontrarem “canais regulares” para chegarem ao destino desejado, “muitos migrantes decidem aventurar-se por outros caminhos, onde muitas vezes os esperam abusos de todo o tipo, exploração e redução à escravidão”.
“As organizações criminosas, dedicadas ao tráfico de pessoas, usam estas rotas migratórias para esconderem as suas vítimas, entre os migrantes e refugiados”, advertiu.
Esta jornada anual foi estabelecida pelo Papa Francisco em 2015 e é celebrada na memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, uma religiosa do Sudão que foi vítima do tráfico, quando era criança.
“Rezemos todos para que o Senhor converta o coração dos traficantes – é uma feia palavra, esta, traficantes de pessoas – e dê a esperança de recuperar a liberdade aos que sofrem por causa desta chaga vergonhosa”, disse o pontífice.
Antes da audiência, o Papa Francisco recorreu à rede social Twitter para se insurgir contra este crime.
“O tráfico de seres humanos é uma ferida no corpo da humanidade contemporânea, uma chaga na carne de Cristo. Trata-se de um delito contra a humanidade”, escreve, numa mensagem replicada pela secção ‘Migrantes&Refugiados’ (@M_RSeccao), do dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).
Esta secção, presidida interinamente pelo próprio Papa, divulga um conjunto de orientações para a jornada desta quinta-feira, apelando ao compromisso pessoal de todos na luta contra o tráfico humano.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário