Fev 11, 2018 - 12:16
Encontro vai decorrer pela primeira vez na América Central, acolhido pelo Panamá
Encontro vai decorrer pela primeira vez na América Central, acolhido pelo Panamá
Cidade do Vaticano, 11 fev 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco inscreveu-se hoje na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2019, com a ajuda de um tablet, num gesto acompanhado por dois jovens, na janela do apartamento pontifício do Vaticano.
“Hoje abrem-se as inscrições na Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer no Panamá, em janeiro de 2019. Também eu, na presença de dois jovens, inscrevo-me agora, através da internet”, disse, após a recitação da oração do ângelus.
“Pronto, estou inscrito como peregrino na Jornada Mundial da Juventude. Temos de preparar-nos”, disse, em seguida.
O Papa convidou os jovens do mundo a “viver com fé e entusiasmo” este acontecimento de “graça e fraternidade”, tanto no Panamá como nas suas próprias comunidades.
O encontro mundial de jovens vai realizar-se entre 22 e 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central.
O tema da 34.ª JMJ – ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) – escolhido pelo Papa Francisco.
Para preparar a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, o pontífice propôs reflexões anuais sobre a figura da Virgem Maria e a organização local também já divulgou o logotipo da JMJ.
O Panamá é o país com maior percentagem de católicos na América Central: os cerca de 2,6 milhões de batizados representam 80% da população; a Igreja Católica está organizada, territorialmente, nesta nação, em oito dioceses.
As JMJ nasceram por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; e Cracóvia (Polónia), em 2016.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário