terça-feira, 20 de março de 2018

Celso De Mello Diz Que Cármen Ficou De Marcar Reunião Sobre Prisão Em 2º Grau E Não O Fez

PACTO COM A GLOBO
Por Redação Click Política  Em 20 mar, 2018

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira (20/3) que pediu uma reunião com os colegas para discutir um solução para o impasse sobre o julgamento ou não de ações que discutem a prisão após condenação em segunda instância. Segundo o decano, o encontro foi costurado para evitar que a presidente do STF, Cármen Lúcia, passasse por um constrangimento inédito no plenário, sendo cobrada para colocar em julgamento as ações que tratam da questão.

Celso de Mello disse que se reuniu na quarta-feira com Cármen Lúcia e Luiz Fux, em seu gabinete, para tratar da reunião. Ficou acertado que a ministra faria o convite para os demais integrantes da Corte, o que não teria ocorrido até esta terça-feira. O ministro disse que a ideia era uma conversa informal para desfazer essa tese de que Cármen Lúcia estava sendo pressionada a rever a tese sobre segunda instância.

“Eu me reuni com a presidente para que na quinta não houvesse uma cobrança pública dirigida a ela em sessão plenária, para evitar uma exposição indevida da presidente, para evitar que a presidente sofresse uma cobrança inédita na história do STF e eu ponderei com os colegas seria importante uma discussão interna para troca de ideias e nada mais”, disse.

Segundo Celso, “quem deveria fazer o convite é a presidente, sendo que ficou combinado que ela, que aceitou a sugestão desse encontro informal, faria o convite ontem. Ontem e hoje não houve esse convite. Ela disse que não poderia nem na quinta nem na sexta. Então combinou-se a data de hoje. Mas dependendo de um convite a ser formulado por ela de modo informal.”

O ministro indicou que pode cobrar o julgamento das ações sobre segunda instância na sessão plenária desta quarta-feira. Ele disse que conversou com Cármen Lúcia e Luiz Fux em seu gabinete na semana passada. (…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário