Percorrer os corredores dos Museus Vaticanos na ausência do grande público é uma realidade possível, com a iniciativa "Good morning Vatican Museums", que permite percorrer os corredores dos Museus e acompanhar os "rituais" de abertura em uma visita guiada às 6 horas da manhã.
Jackson Erpen - Cidade do Vaticano
Percorrer os extensos corredores dos Museus Vaticanos, acompanhando o ritual secular de abertura das grandes portas que preservam segredos e tesouros da arte e do acendimento das luzes, longe do grande público, tornou-se uma realidade com a iniciativa "Good Morning Vatican Museums".
A proposta é de uma visita especial, com a entrada exclusiva às 6 horas da manhã, para participar do ritual solene de abrir portas e acender as luzes com o "clavigero" dos Museus Vaticanos.
O antigo grupo de chaves de ferro abrirá solenemente, uma após outra, as inúmeras portas, desde aquela da entrada monumental até aquela sagrada da Capela Sistina.
Para concluir a visita, o café da manhã no bistrô do “Cortile della Pigna”.
A visita é guiada por um profissional preparado, autorizado pelo Estado da Cidade do Vaticano.
O itinerário da visita guiada “fora de horário”, é o seguinte:
Portão monumental de ingresso dos Museus (abertura das portas), Átrio dos Quatro Portões, Scala Simonetti, Museu Pio Clementino (abertura das portas), Galeria dos Candelabros, Galeria dos “Arazzi” (acendimento das luzes), Galeria dos Mapas, Estâncias de Rafael (abertura das portas da Primeira Estância), Scala San Pio V, Capela Sistina (abertura das portas, acendimento das luzes, momento contemplativo e de recolhimento), "Cortiledella Pigna" (café da manhã).
Após o café da manhã é possível - a pedido e com custo adicional - continuar com uma visita guiada aos museus.
N. B. O itinerário e acesso aos setores indicados acima podem estar sujeitos a variações ou cancelamentos devido a atividades inesperadas ou eventos da Santa Sé ou do Estado da Cidade do Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário