domingo, 20 de maio de 2018

Bachelet substitui viúva de Mandela na Organização Mundial da Saúde

Ex-presidente do Chile não comenta sobre política brasileira.
Por Mariana Timóteo da Costa, GloboNews, Genebra*

20/05/2018 16h38

Michelle Bachelet (esquerda) recebeu o cargo de Graça Machel (Foto: Mariana Timóteo/GloboNews)
Michelle Bachelet (esquerda) recebeu o cargo de Graça Machel (Foto: Mariana Timóteo/GloboNews)

A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet assumiu neste domingo (20) um cargo na Organização Mundial da Saúde (OMS).

Bachelet substitui Graça Machel, viúva do líder sul-africano Nelson Mandela, como presidente da Parceria para a Saúde Materna, de Recém-Nascidos e Crianças (PMNCH, na sigla em inglês).

O órgão, ligado à OMS, trabalha com governos, ONGs e iniciativa privada para melhorar qualidade de vida e índices de mortalidade materna, de recém-nascidos e de crianças.

Bachelet foi presidente do Chile por duas vezes, entre 2006 e 2010 e entre 2014 e março deste ano – quando deixou o governo com 39% de popularidade; índice que havia chegado a 20% na metade de seu mandato, quando familiares seus foram envolvidos em denúncias de corrupção.

“Estou muito feliz. Fui duas vezes presidente e agora quero olhar para os problemas que afetam mulheres e crianças no mundo todo“, disse Bachelet.
A ex-presidente do Chile frisou que não faria qualquer comentário sobre a política de seu país e nem sobre a política brasileira. "Quero falar apenas do meu novo trabalho".

As duas foram lembradas por sua trajetória de luta por liberdades (Foto: Mariana Timóteo/GloboNews)
As duas foram lembradas por sua trajetória de luta por liberdades (Foto: Mariana Timóteo/GloboNews)

Ao receber o cargo da viúva de Mandela, Bachelet exaltou “Madiba (apelido de Mandela, morto em 2013)": É o político mais admirado por mim”.

As duas mulheres foram lembradas durante a cerimômia por seu passado de luta por liberdades civis - as duas foram guerrilheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário