quarta-feira, 20 de junho de 2018

O rosto de Deus: o que um estudo universitário revela sobre alguns conceitos cristãos errôneos?

Estudo descobriu que as pessoas trazem suas políticas, não apenas sua demografia, para sustentar sua visão de Deus.



Chris Patt em, Guardians of the Galaxy 2, cujo rosto se assemelha ao que alguns imaginam ser o de Deus.
Chris Patt em, Guardians of the Galaxy 2, cujo rosto se assemelha ao que alguns imaginam ser o de Deus. (Divulgação)
Por Florence Gildea*
E se Deus fosse um de nós? Apenas um homem caucasiano de características suaves como um de nós? Ou com uma notável semelhança com Chris Pratt (que faz o Senhor das Estrelas nos filmes Vingadores e Guardiões da Galaxia)? Em um estudo recente da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, pesquisadores mostraram a 551 americanos centenas de pares diferentes de rostos e, perguntando quem mais se parecia com "a face de Deus", produziram um retrato composto: jovem, masculino, com um enigmático sorriso e... Ei! Ele não esteve mesmo em Guardiões da Galáxia?!
Os pesquisadores criaram essa imagem composta do que as pessoas pensam que Deus se pareceOs pesquisadores criaram essa imagem composta do que as pessoas pensam que Deus se parece
Os pesquisadores descobriram que, na verdade, tendemos a acreditar que Deus se parece conosco em termos de atratividade, idade e raça (embora homens e mulheres imaginem Deus como homem). O estudo também descobriu que as pessoas trazem suas políticas, não apenas sua demografia, para sustentar sua visão de Deus: os liberais viam Deus como relativamente mais feminino, mais afro-americano e mais amoroso, enquanto os conservadores viam Deus como mais velho, mais inteligente e mais poderoso.

Os participantes do estudo analisaram centenas de imagens aleatóriasOs participantes do estudo analisaram centenas de imagens aleatórias
De certa forma, isso não é novidade: imagens de Jesus de diferentes países ao redor do mundo o representam com a etnia e a vestimenta dessa cultura em particular. Nós, no Ocidente, estamos muito familiarizados com imagens de Jesus de cabelos claros, olhos azuis e brancos. Mas através dos tempos, as pessoas têm mostrado a mesma tendência de retratar Jesus de uma forma que o faz sentir mais acessível. Nada disso ocasiona em Deus uma crise de identidade: sou constantemente tocado pelas falas de pessoas que narram encontros de Deus com as pessoas onde estão e fala com elas em uma língua que elas entendem. Mas, no entanto, acho que criar Deus à nossa imagem é uma tendência que precisamos verificar. Como nos relacionamos com Deus e com os outros está, creio eu, está em jogo.

Os participantes escolheram rostos com base em suas inclinações políticas.Os participantes escolheram rostos com base em suas inclinações políticas.
Experimentar um vislumbre de Deus é um tema recorrente em toda a Bíblia. Por um lado, ele continuamente se faz conhecido, aparecendo em visões e sonhos, através de anjos, na fumaça do forno e na sarça ardente que se move através dos sacrifícios de animais feitos por Abraão, na coluna de fumaça que leva os israelitas, e finalmente Jesus, a dizer "quem me vê, vê o Pai".

Por outro lado, Deus, mesmo no Novo Testamento, é descrito como invisível, um espírito “que nenhum homem viu ou pode ver” (1 Timóteo 1,17; 6,16). Dizem que Moisés viu as costas de Deus, não a sua face, e Isaías diz que ele “viu o Senhor sentado em um trono, elevado e exaltado” (Isaías 6,1), mas Jesus diz: “ninguém viu o Pai, exceto Aquele que é de Deus” (João 6,46). Então, ele é: visível ou não? Visto ou não visto? No mínimo, esses versículos sugerem que devemos ser cautelosos ao supor que nossa imagem de Deus é correta e abrangente.
Listemos algumas imagens usadas para descrever Deus na Bíblia: Pai? Rei? Luz? Pastor? Senhor? Imaginemos uma mulher no parto (Isaías 42,14), uma primavera nova (Jeremias 17,13), uma leoa e uma ursa de quem roubaram os filhotes (Oséias 13,8) estas últimas no final da lista. Deus é incrivelmente criativo quando se trata de como ele se identifica - às vezes usando metáforas masculinas e outras vezes femininas, às vezes como um animal, e ocasionalmente não imagens de forma alguma animadas. Ele fala através dos meios mais improváveis: desde o jumento de Balaão até uma sarça ardente, passando pelos dedos de uma mão humana escrevendo na parede do palácio do rei Belsazar. É quase como se Deus fosse expressivo demais, sua voz continuamente transbordando dos canais familiares de comunicação para nos lembrar que não há nada no universo que não possa servir como uma tela na qual ele possa pintar, ou um megafone através do qual ele possa falar. Ele é totalmente incontestável. Uma imagem de Deus simplesmente não é suficiente.
Nossa tendência para construir Deus à nossa imagem revela algo do nosso orgulho e do nosso medo. Deus poderia me amar se ele se parecesse isso? Queremos ter a certeza de estar na família de Deus e, por vezes, imaginamo-lo mentalmente no nosso âmbito - seja étnico, político, teológico ou social. Mas a realidade é que a maneira como os humanos refletem a imagem de Deus é como um todo: uma pessoa, ou mesmo um subconjunto, sozinho (com exceção de Jesus) não pode refletir clara e completamente o caráter de Deus. Nós somos uma peça do quebra-cabeça.
Ver Deus, então, significa ter a humildade de deixar que cada pessoa nos aponte algo sobre o caráter de Deus que, de outra forma, perderíamos o sentido. Isso significa que devemos estar sempre abertos a ser surpreendidos. Afinal, como disse o escritor de Hebreus: “Não se esqueça de mostrar hospitalidade a estranhos. Pois, ao fazer isso, alguns mostraram hospitalidade aos anjos sem saber disso”. Ora aparecendo na tenda de Abraão como três estranhos, ora lutando com Jacó como um homem anônimo, ou, em Jesus, desafiando as suposições de todos sobre como o Messias seria, as aparências de Deus nunca se ajustam às nossas expectativas.
Ter uma visão expansiva de Deus é crucial para nosso crescimento espiritual: pois se nosso objetivo é crescer em piedade, e o caráter de Deus é tão rico e multifacetado como todas as metáforas que lhe são referentes na Bíblia sugerem, então ele também poderia buscar nos moldar de formas inesperadas. E, finalmente, não podemos esquecer que, embora um dia vejamos Deus face a face, somos nós que, entretanto, tentamos ser imagem de Deus. “Ninguém viu Deus em nenhum momento; mas se nos amamos, Deus permanece em nós e seu amor é aperfeiçoado em nós”, escreveu João em sua primeira epístola.
Quando os pesquisadores da UNC Chapel Hill perguntaram “se Deus tivesse um rosto, como seria?” a resposta deveria ter sido “a Igreja” - especificamente nos atos de amor feitos pelas pessoas da Igreja de todos os séculos, etnias, gêneros, idades e classes. Estamos todos com fome de ver mais de Deus. Mas, para isso, precisamos parar de olhar no espelho e começar a olhar para o rosto do próximo.

Christian Today - Tradução: Ramón Lara

*Florence Gildea é escritora e pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário