sexta-feira, 29 de junho de 2018

Pedro, um discípulo inspirador!

domtotal.com
O apóstolo mostrou seu amor de forma definitiva na vida doada em testemunho de seu Amado.
Simão, tornado Pedro pela voz de Jesus, é um líder da comunidade dos seguidores e seguidoras do Senhor
Simão, tornado Pedro pela voz de Jesus, é um líder da comunidade dos seguidores 
e seguidoras do Senhor (Reprodução/ Pixabay)
Por Felipe Magalhães Francisco*

Pensar a respeito desse discípulo, que é tratado nas narrativas do Novo Testamento de modo tão ambíguo, é pensar nosso próprio caminho de discipulado. Simão, tornado Pedro pela voz de Jesus, é um líder da comunidade dos seguidores e seguidoras do Senhor apresentado nas narrativas bíblicas de um modo muito interessante: não é um discípulo perfeito; é cheio de paixões. Quem de nós não é também assim? Muitas vezes, somos ágeis em nossa profissão de fé, demonstrando verdadeiro e profundo amor pelo Senhor; noutras tantas, fracassamos, e acabamos negando nosso discipulado e, mais ainda, nossa amizade com o Mestre.

Bom, mesmo, é poder crescer, espiritual e humanamente, tal como Pedro, no seguimento de Jesus. Talvez este seja o significado de celebrar a festa de São Pedro, encerrando as celebrações dos santos juninos. É tarefa cristã buscar, segundo a força do Espírito do Ressuscitado, amadurecer em nossa experiência de fé, a ponto de podermos, com o coração sincero e cheio de verdade, professá-la de modo tão profundo: “Tu sabes, tu sabes tudo, Senhor. Sabes que te amo!”, tal como o ambíguo Pedro, que mostrou seu amor de forma definitiva, na vida doada em testemunho de seu Amado.

Três olhares sobre Pedro

Em nosso primeiro artigo, Daniel Reis nos ajuda a refletir sobre Pedro: o discípulo errante, mas amante. Partindo da informação bíblica de que Pedro, no mar de Tiberíades começou a seguir Jesus, o autor retoma o caminho do discípulo, no seguimento de Jesus, até o convite último e definitivo, quando, no mesmo lugar onde tudo começou, Pedro afirma seu amor pelo Senhor Ressuscitado. Esse amor professado ao Senhor se manifesta no serviço de pastoreio, ao qual cada um e cada uma de nós é chamado por força de nosso batismo.

Lançando um olhar sobre as atitudes apaixonadas de Pedro, Aldo Reis nos propõe o artigo Pedro: discípulo e líder. O encontro com Jesus faz com que a vida de Simão seja transformada: a começar pelo nome, torna-se pedra; sua profissão se torna missão, pescador de homens, no serviço ao Reino anunciado e inaugurado por Jesus. Segundo as narrativas, desde o início assume o papel de líder dentre os discípulos, até o ponto em que entregou sua vida, plena e definitivamente, no amor ao Senhor. Como Pedro, somos convidados a edificar o mundo, sendo verdadeiras pedras, não de tropeço, mas angulares.

Refletindo teológica e pastoralmente, Paulo César Barros, no artigo Pedro: o primeiro Papa?, reflete sobre a corrente afirmação de que Pedro seria o primeiro Papa da Igreja de Cristo. Desde muito cedo, a cidade de Roma tem importância para a tradição cristã: foi lá que tanto Pedro quanto Paulo foram martirizados, em consequência de seus serviços, cada um a seu modo, ao Evangelho. Da liderança de Pedro, estão intuições germinais de uma liderança que presida os cristãos na caridade. Pensar tais intuições germinais, bem como na vida e missão de Pedro, é possibilidade de refletirmos sobre o verdadeiro papel a ser assumido pelas figuras papais, tal como temos podido perceber em Francisco, chamado sucesso de Pedro.

 Boa leitura!

*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015). E-mail: felipe.mfrancisco.teologia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário