domtotal.com
Marco Lacerda autografa seu livro: 'As flores do Jardim da nossa Casa' Foto (Patrícia Almada / DomTotal)
Por Rômulo Ávila
Repórter Dom Total
As Flores do Jardim da Nossa Casa, uma "biografia não autorizada" do jornalista e escritor Marco Lacerda que conquistou os brasileiros, agora está disponível para leitores de Portugal e de toda Europa. O lançamento da edição portuguesa da obra ocorreu na noite dessa sexta-feira (23), no Centro Cultural Helder Câmara, em Belo Horizonte, em evento bastante concorrido com participações musicais de Fernando Sodré (viola), Maurício Troian (violão) e Leda Tavares de Farias (piano).
A editora Chiado Books, de Lisboa, é a responsável pela edição portuguesa. ”Alguém, que eles não quiseram revelar o nome, mandou o livro para a editora, que fez contato comigo. Não foi uma ideia minha, partiu deles”, conta Marco Lacerda. “Acho uma maravilha. A Chiado Books é uma editora europeia, com sedes nos principais países do mundo. De certa forma, abre as portas do mercado europeu para os meus outros livros já publicados”, comemora o escritor, autor dos best sellers Clube dos Homens Bonitos e Favela High-Tech, que em breve chega às telas dos cinemas numa produção da Gullane Filmes do Brasil.
"As Flores do Jardim da Nossa Casa" envolve o leitor com um texto que mistura realidade e ficção. Numa narrativa intrigante que encanta, machuca e surpreende, Lacerda tem como fio condutor um assalto ocorrido no seu aniversário de 40 anos.
Dois amigos o encontram no apartamento em que morava nos Jardins, em São Paulo, e o soltam das cordas que o mantinham imobilizado sobre sua cama. “É um livro sobre violência, corrupção, preconceito e traição política”, pontua Lacerda, que explica porque a obra tem ficção. “Eu precisava proteger a identidade dos personagens envolvidos nessa história”.
“Quando eu escrevo, meus três livros têm essa coisa, me ponho no lugar do leitor. Não quero perdê-lo em momento nenhum. Quero segurar, quero amarrar bem, porque como muda muito de temática, tem que fazer esses saltos de uma maneira que agarre e segure o leitor”.
Marco também reafirmou que As Flores do Jardim da Nossa Casa não é um livro gay, como alguns críticos quiseram caracterizar. “Tem sim um viés gay, mas não é, de jeito nenhum, um livro gay. Queriam colocar aquela tarja com um arco-íris em volta. Isso é limitar o público, quando, na verdade, o livro tem essas quatro características (violência, corrupção, preconceito e traição política) muito mais preponderantes que qualquer viés gay”, explicou.
As Flores do Jardim da nossa Casa foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti de 2008, maior láurea da literatura brasileira.
Como jornalista, Marco Lacerda foi correspondente de O Estado de São Paulo nos Estados Unidos, por oito anos, da Editora Abril no Japão, por cinco anos, além de editor das revistas Payboy, Vogue e Exame, entre outras. Atualmente, é editor especial do portal Dom Total.
CONFIRA MAIS FOTOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO NESTA SEGUNDA (26).
Nenhum comentário:
Postar um comentário