domingo, 18 de novembro de 2018

Harry Potter no curso de Direito

domtotal.com
Clássico da literatura fantástica é incluído no currículo das faculdades da Índia.
Futuros advogados indianos poderão olhar a lei com a paixão dos Potterheads.
Futuros advogados indianos poderão olhar a lei com a paixão dos Potterheads. (Divulgação)
Por Flávia Leão*

Em uma de minhas peregrinações pelas redes sociais deparei-me com uma notícia que emocionou-me profundamente. A manchete era: Harry Potter será tema de curso de Direito na Índia, e a matéria foi assinada por Rafaela Pereira no site Adoro Cinema.

Os alunos de Direito da Índia, portanto, serão ensinados sobre temas como discriminação, tortura e escravidão utilizando este clássico da literatura fantástica. E já não era sem tempo que uma atitude dessas deveria ser tomada.

O ensino do Direito (uma das três profissões basilares da humanidade, sendo as outras duas a Engenharia e a Medicina) há muito se mostra engessado, conservador demais. Ele já não encanta, não fascina, não incentiva os seus futuros operadores. É necessária uma mudança urgente, e essa intertextualidade com a Literatura está chegando, tímida, para renovar, para sincronizar o Direito com uma nova visão de mundo – aquela trazida pelo fantástico, que faz sonhar.

Os futuros advogados indianos terão uma chance que eu, enquanto fui aluna de Direito, infelizmente não tive, que é a de olhar para a lei com a mesma paixão que todos os Potterheads olham para os livros do famoso bruxinho. Que eles aproveitem bastante! Lá na Índia, o mundo começa a ficar mais divertido e mais fresco, ou seja, melhor, porque os alunos aprenderão com paixão e, da mesma forma, exercerão sua profissão.


*Flávia Leão é advogada e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário