sábado, 22 de dezembro de 2018

Estados Unidos: impasse sobre verba para muro na fronteira paralisa governo Trump

Com votação do orçamento travada no Congresso, governo dos EUA inicia sua 3ª paralisação parcial
Financiamento de algumas agências do governo federal venceu. Negociações no Congresso serão retomadas neste sábado.
Por G1

Capitólio dos EUA à espera de uma definição sobre o orçamento  — Foto: Saul Loeb / AFP Photo
Capitólio dos EUA à espera de uma definição sobre o orçamento — Foto: Saul Loeb / AFP Photo

O governo dos Estados Unidos iniciou neste sábado (22) à meia-noite (3h, pelo horário em Brasília) um fechamento parcial por falta de fundos, depois que o Congresso não chegou a um acordo orçamentário para as exigências do presidente Donald Trump a respeito do muro da fronteira com o México.

Trata-se do terceiro fechamento administrativo que Trump enfrenta neste ano. O primeiro, em janeiro, se prolongou por três dias, enquanto o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas. De acordo com a rede CNN, é a primeira vez em 40 anos que o governo fecha parcialmente três vezes em um mesmo ano.

A paralisação parcial ocorre porque o financiamento de algumas agências do governo federal venceu. Elas têm que fechar e deixar seus funcionários tecnicamente sem trabalho. Alguns funcionários federais, inclusive, podem ficar sem pagamento no Natal.

Na noite desta sexta, Trump publicou um vídeo no Twitter em que mais uma vez defende a construção do muro, para barrar a entrada de imigrantes ilegais, drogas e gangues nos EUA. O presidente declarou que "espera que o bloqueio não dure muito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário