domingo, 30 de dezembro de 2018

Uma família diferente

domtotal.com
Reflexão sobre o Evangelhos da festa da Sagrada Família - Lc 2,41-52
Em um lar onde Jesus é vivido com fé simples, mas com grande paixão, cresce uma família acolhedora, sensível ao sofrimento dos mais necessitados.
Em um lar onde Jesus é vivido com fé simples, mas com grande paixão, cresce uma família acolhedora, sensível ao sofrimento dos mais necessitados. (Reprodução/ Pixabay)
Por José Antonio Pagola*

Entre os católicos, o valor da família é defendido quase instintivamente, mas nem sempre paramos para refletir sobre o conteúdo concreto de um projeto familiar, compreendido e vivido a partir do Evangelho. Como seria uma família inspirada em Jesus?

A família, segundo ele, tem sua origem no mistério do Criador que atrai a mulher e o homem a ser "uma só carne", compartilhando sua vida em mútua entrega, animada por um amor livre e gratuito. Esta é a primeira coisa e a decisiva. Esta experiência amorosa dos pais pode gerar uma família saudável.

Seguindo o chamado profundo de seu amor, os pais se tornam uma fonte de vida nova. É a sua tarefa mais apaixonante. Aquela que pode dar uma profundidade e um horizonte novo para o seu amor. Aquela que pode consolidar para sempre sua obra criadora no mundo.

Os filhos são um presente e uma responsabilidade. Um desafio difícil e uma satisfação incomparável.A atuação de Jesus, sempre defendendo os pequenos e abraçando e abençoando as crianças, sugere a atitude básica: cuidar da vida frágil daqueles que começam a caminhar neste mundo. Ninguém lhes poderá oferecer nada melhor.

Uma família cristã trata de viver uma experiência original no meio da sociedade atual, indiferente e agnóstica: construir seu lar a partir de Jesus. "Onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali estou eu no meio deles." É Jesus quem alenta, sustenta e orienta a vida saudável da família cristã.

A casa torna-se então um espaço privilegiado para viver as experiências mais básicas da fé cristã: confiar num Deus bom, amigo do ser humano; a atração pelo estilo de vida de Jesus; a descoberta do projeto de Deus, para construir um mundo mais digno, justo e amável para todos. A leitura do Evangelho em família é uma experiência decisiva.

Em um lar onde Jesus é vivido com fé simples, mas com grande paixão, cresce uma família acolhedora, sensível ao sofrimento dos mais necessitados, onde aprendem a compartilhar e se comprometer com um mundo mais humano. Uma família que não se encerra apenas em seus interesses, mas que vive aberta à família humana.

Muitos pais vivem hoje sobrecarregados por problemas diferentes e demasiado sozinhos para enfrentar sua tarefa. Não poderiam receber uma ajuda mais concreta e eficaz das comunidades cristãs? Faria bem a muitos pais crentes se encontrar, compartilhar suas preocupações e apoiar-se mutuamente. Não é evangélico exigir-lhes tarefas heroicas e depois ignorar suas lutas e esforços.

*José Antonio Pagola é padre e tem dedicado a sua vida aos estudos bíblicos, nomeadamente à investigação sobre o Jesus histórico. Nascido em 1937, é licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1962), licenciado em Sagradas Escrituras pelo Instituto Bíblico de Roma (1965), e diplomado em Ciências Bíblicas pela École Biblique de Jerusalém (1966). Professor no seminário de San Sebastián (Espanha) e na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha (sede de Vitória), foi também reitor do seminário diocesano de San Sebastián e vigário-geral da diocese de San Sebastián.

Nenhum comentário:

Postar um comentário