sábado, 2 de março de 2019

Paz e Bem 108 – Arthur, Marisa e Lula: uma dura exigência


O Paz e Bem deste sábado (2) acontece sob o impacto da morte do pequeno Arthur Lula da Silva, de apenas 7 anos,  e toda a dor de Lula e sua família. Tínhamos planejado fazer um Carnaval com dom Hélder Câmara, mas hoje é como se fosse aberta uma enorme clareira de silêncio em meio aos festejos de Carnaval para chorar e consolar amorosamente os pais de Artur, Lula e toda família Silva. Chorar e consolar-nos todo o povo brasileiro.

O que se assistiu ontem depois do anúncio da morte e da liberação de Lula para que possa estar no velório e cremação do pequeno Arthur foi uma renovação quase inacreditável da torrente de ódio estimulada pela extrema-direita, com uma dimensão de impiedade e crueldade brutais.

Neste momento, que resposta devem ter os que buscam um caminho, uma jornada de espiritualidade plural e de paz, um mundo de justiça, solidariedade e partilha? Buscamos a resposta neste programa escutando dom Hélder, Jesus, Buda, o lama Shantideva, Rumi, uma oração do hinduísmo, o rabino Zalman Schachter-Shalomi e Gandhi.

É uma resposta exigente, duríssima dirigida a todos nós: não deixarmo-nos contaminar pelo ódio e amar aqueles que despejam ódio sobre a memória de Arthur e Marisa e sobre Lula. É um enorme desafio, talvez o maior de quem deseja de fato uma jornada de espiritualidade e compaixão.

A foto deste Paz e Bem é o encontro entre dom Hélder Câmara, Maria Letícia e Artur Lula da Silva. Onde? No céu, para quem acredita, na memória do povo, no amor de todos e todas os que amam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário