Autoridades suspendem buscas
Mau tempo dificulta esforços para localizar os montanhistas. Governo indiano diz que há poucas chances de encontrar desaparecidos com vida.
Por G102/06/2019
Oito alpinistas estão desaparecidos na montanha Nanda Devi, no Himalaia — Foto: Reuters
A procura por oito alpinistas desaparecidos após uma avalanche na porção indiana da cordilheira do Himalaia foi suspensa neste domingo (2) pelo mau tempo e será retomada na segunda-feira, anunciaram as autoridades.
Quatro britânicos, dois americanos, um indiano e um australiano estão desaparecidos desde sexta-feira (31) no Nanda Devi, a segunda maior montanha da Índia, com 7.826 metros de altura.
Equipes de emergência buscam alpinistas desaparecidos no Himalaia
Everest superlotado: veja perguntas e respostas sobre escaladas e mortes na montanha mais alta do mundo
Dois helicópteros e dezenas de agentes dos serviços de emergência trabalharam na área neste domingo, pelo segundo dia consecutivo, e as buscas foram suspensas à tarde pela concentração de nuvens.
Vijay Kumar Jogdande, um juiz do distrito de Pithoragarh, onde fica a montanha, afirmou que as operações de busca serão retomadas às 5h de segunda-feira (noite de domingo no Brasil), se o clima permitir.
"Esperamos encontrar algumas pistas, mas não é uma tarefa fácil", disse Jogdande, que acredita que os alpinistas estavam acima dos 6.000 metros de altura no momento da avalanche.
Missões de busca
A segunda missão aérea foi concluída depois de rastrear "o último local conhecido e as pegadas" dos alpinistas do outro lado da montanha, disse Vijay Kumar Jogdande, o principal funcionário público no distrito de Pithoragarh, no estado indiano de Uttarakhand.
Pode levar dias para que a área atingida por avalanche onde eles foram vistos pela última vez seja alcançada. A primeira viagem de reconhecimento de helicóptero encontrou barracas, mas nenhuma presença humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário