quinta-feira, 25 de julho de 2019

BORIS JOHNSON SE ENVOLVE EM PRIMEIRA DISCUSSÃO NO PARLAMENTO COMO LÍDER DO REINO UNIDO

Boris Johnson em frente à sede do governo do Reino Unido, em Londres — Foto: Hannah McKay/Reuters
Na estreia com primeiro-ministro no Parlamento do Reino Unido, Johnson reafirmou que o Brexit acontecerá no dia 31 de outubro e acusou seu adversário político de mudar de opinião sobre o tema e de receber dinheiro de uma TV iraniana. Boris Johnson em frente à sede do governo do Reino Unido, em Londres
Hannah McKay/Reuters
O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, participou nesta quinta-feira (25) de uma sessão do Parlamento do país pela primeira vez desde que foi empossado.
Veja a trajetória de Boris Johnson
As gafes que marcaram a carreira do conservador
Johnson fez uma exposição inicial em que reafirmou o que já havia dito nos últimos dias: o Reino Unido sairá da União Europeia (UE) no dia 31 de outubro –mesmo sem um acordo que suavize os impactos econômicos e comerciais.
Ele afirmou que vai tentar um entendimento com a UE, no entanto.
Ele se envolveu em um debate com o seu principal opositor político, Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista.
Veja quais foram os principais pontos do confronto.
Brexit
Um dos argumentos de Corbyn é que os conservadores e seus apoiadores não sofrerão os efeitos de uma saída do Reino Unido da União Europeia –a perda de emprego e renda será sentida por pessoas mais vulneráveis, segundo ele.
Se Johnson tem tanta confiança na vontade dos eleitores sobre sair do bloco econômico, ele deveria recolocar a questão em um novo referendo, disse Corbyn.
Johnson respondeu que Corbyn mudou de lado na questão e foi transformado em um ativista para permanecer na União Europeia, e que o Partido Conservador, hoje, representa o povo.
Acordo com os EUA
Corbyn lembrou que Boris Johnson é descrito como o Trump inglês, e que um acordo comercial com os EUA transformaria o Reino Unido em vassalo dos EUA.
Ele também perguntou se Johnson vai negociar a abertura do sistema de saúde aos Estados Unidos em um acordo comercial e se transformaria o Reino Unido em um vassalo dos EUA.
Johnson negou que isso tenha sido levado em consideração.
Irã
O líder do Partido Trabalhista perguntou sobre o que Johnson fará a respeito do acordo nuclear com o Irã. Ele pretende se juntar aos países europeus para manter o entendimento com os iranianos?
O primeiro-ministro respondeu que Corbyn recebeu dinheiro de uma TV iraniana, e que o opositor repetidamente se alinha aos “mulás do Irã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário