sábado, 31 de agosto de 2019

Dom Helder Câmara: o santo rebelde sempre presente

Arauto da paz, dom Helder pregou a proteção dos pobres e a libertação dos oprimidos, vítimas dos poderes injustos.


Rememorar a vida e a missão de um bispo tão profético é inspirador, para estes nossos tempos em que a profecia se apaga.
Rememorar a vida e a missão de um bispo tão profético é inspirador, para estes nossos tempos em que a profecia se apaga. (Arquivo)
Por Felipe Magalhães Francisco*

No último dia 27 celebramos a memória deste homem verdadeiramente de Deus: dom Helder Câmara. Tão de Deus, que dedicou sua vida ao cuidado e à proteção dos pequenos e humildes. É santo por ter conformado sua vida à vida d’Aquele que tanto amou: Cristo Jesus. Viveu a fé com lucidez e encarnou o Evangelho com criatividade e ousadia. Arauto da paz, pregou a libertação dos encarceramentos que oprimem a pessoa humana, causados pelos poderes injustos. Por seu comprometimento com o Reino de Paz, foi perseguido, fora e dentro da Igreja.

Fazer memória é elemento importante para o cristianismo, que vive da memória de Jesus Cristo, o Ressuscitado. Fazer memória: ressaborear. Na memória que fazemos de dom Helder Câmara, podemos ressaborear o próprio mistério da vida de Jesus. Esse ressaborear abarca uma atualização da experiência. Não apenas relembramos, mas atualizamos a experiência. Celebrar, pois, a vida bendita de Hélder Câmara, nos seus 20 anos de entronização na eternidade de Deus, é ressaborear todos os frutos de sua atuação, que extrapola a Igreja do Brasil, alcançando toda a universalidade do cristianismo.
Além disso, o aspecto memorial nos reporta, também, ao comprometimento evangélico que nós próprios devemos viver. Rememorar a vida e a missão de um bispo tão profético é inspirador, para estes nossos tempos em que a profecia se apaga. É urgente que vivamos com radicalidade o Evangelho de Jesus, para iluminar os momentos sombrios pelos quais estamos passando. A profecia, nascida do Evangelho, revela-se como verdadeira conduta espiritual de homens e mulheres que buscam viver suas vidas, tal como Jesus de Nazaré, o Profeta de Deus. Olhando para a vida de Helder Câmara, encontramos muitos sinais de que sua profecia estava intrinsecamente atrelada à vivência espiritual.
Sem muitas delongas, queremos logo apresentar os três artigos que compõem nosso Dom Especial desta semana, celebrando o legado espiritual que nos deixou dom Helder Câmara, o nosso santo rebelde, que partiu, há vinte anos, para o encontro terno e amoroso com Aquele que sempre o inspirou a viver.
Dom Helder: suas cartas e um habitus de vida é o artigo proposto por Alan Cavalcante, no qual retoma as famosas cartas escritas por dom Helder, como um hábito espiritual que manifesta profunda comunhão com os irmãos e irmãs. No artigo, Alan Cavalcante reflete sobre três pontos importantes, nos escritos de Hélder Câmara, como sinais de Deus: a verdade, a beleza e a bondade.
Paulo Veríssimo, SJ contribui com nossa reflexão, com o artigo O segredo de dom Helder para combater a perseguição política. No texto, Paulo nos ajuda a perceber como a intimidade com Deus, tal como vivida por Hélder Câmara, faz-se necessária para inspirar uma atitude evangélica no cotidiano da vida, na luta contra as injustiças e os outros sinais do anti-Reino.
Ajudando-nos a perceber a atualidade do ministério de dom Helder Câmara, temos o artigo Dom Helder Câmara e o Papa Francisco, de dom Antonio Carlos Cruz Santos, MSC que reflete a respeito da proximidade pastoral – porque eminentemente evangélica – entre os ministérios exercidos pelo então Arcebispo de Olinda-Recife e nosso atual Pontífice, o Bispo de Roma.
Boa leitura e feliz inspiração, na santidade rebelde!
*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015). E-mail: felipe.mfrancisco.teologia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário