DR
Roma, 16 set 2019 (Ecclesia) – A capital italiana, Roma, acolhe, de 21 a 27 de setembro, a assembleia geral da Talitha Kum (Rede Internacional da Vida Consagrada para a erradicação do Trafico de Pessoas).
O objetivo desta magna assembleia é a celebração do 10º aniversário da sua fundação, subordinada ao tema «Together against Trafficking in Persons» e participará nesta reunião uma representante de cada rede nacional, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Entre as várias atividades e celebrações que ocorrem durante esta assembleia, destaca-se uma missa de ação de graças, no dia 21, na Basílica de S. Pedro, presidida pelo Cardeal Peter Turkson e a audiência, dia 26 deste mês, com o Papa Francisco.
No dia 27, na sede da UISG (União Internacional das Superioras Gerais) vai ser apresentado e divulgado o documento final da assembleia, “no qual ficará plasmado a partilha das realidades nacionais, regionais e continentais”, em base às reflexões das diferentes redes, pondo em relevo as questões emergentes do fenómeno do tráfico humano.
A Rede Talitha Kum foi por criada pela UISG, no ano de 2009, com o objetivo de coordenar e reforçar as atividades contra o tráfico de pessoas, promovidas pelas redes de outros países nos cinco continentes, respeitando os diversos contextos, realidades e culturas.
A nível internacional, a Rede Talitha Kum agrega 80 redes em 140 países.
Portugal integra a Rede Talitha Kum através da Rede CAVITP (Comissão de Apoio a Vitimas do Trafico de Pessoas), criada pela CIRP (Conferencia dos Institutos Religiosos de Portugal) em 2007.
Ao longo destes anos, a CAVITP tem organizado jornadas de formação sobre a temática do tráfico de pessoas para exploração, sexual e/ou laboral, orientadas pelo formador internacional italiano, Stefano Volpicelli, com o apoio da CIRP, da OIM e de outras entidades.
LFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário