quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Revista Time coloca Raoni como um dos favoritos ao Nobel da Paz

Ao descrever o perfil dele, a revista destacou as críticas que o líder indígena brasileiro cacique Raoni Metuktire vem fazendo à política ambiental de Jair Bolsonaro. “Como chefe indígena brasileiro, Raoni Metuktire passou a vida protegendo sua casa, a floresta amazônica”, diz a publicação
10 de outubro de 2019, 09:05 h
Raoni Metuktiree
Raoni Metuktiree (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

247 - Considerada uma das mais influentes do mundo, a revista norte-americana Time, divulgou no início desta semana uma matéria em que aponta aqueles que considera favoritos para ganhar o Prêmio Nobel da Paz 2019 - será divulgado nesta sexta-feira (9). A publicação listou seis nomes, entre as 301 indicações, sendo 223 pessoas e 78 organizações que estão concorrendo, que teriam mais chances de levar o prêmio. Eentre eles está o líder indígena brasileiro cacique Raoni Metuktire.

Ao descrever o perfil dele, a revista destacou as críticas que Raoni vem fazendo à política ambiental de Jair Bolsonaro. 

“Como chefe indígena brasileiro, Raoni Metuktire passou a vida protegendo sua casa, a floresta amazônica. Metuktire, 89 anos, viajou para a Cúpula do G7 de 2019 em agosto deste ano para discutir a Amazônia com os líderes mundiais, depois que um aumento nos incêndios destruiu grande parte da floresta tropical. Metuktire criticou o presidente Jair Bolsonaro e sua exploração da Amazônia. Desde sua posse em janeiro deste ano, a taxa de desmatamento aumentou em até 92%, de acordo com imagens de satélite”, diz a publicação.

O ex-presidente Lula não consta na lista da Time, mas é tido como um concorrente de peso. Ele, inclusive, tem o apoio de Adolfo Pérez Esquivel, escritor e ativista de direitos humanos argentino. Esquivel ganhou o Nobel da Paz em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário