
Segundo o Datafolha, a maioria dos brasileiros considerou justa a soltura o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O instituto de pesquisas revela que 54% dizem ser questão de justiça Lula livre ante os 42% que consideram a soltura do petista injusta. No levantamento, 5% não souberam responder à pergunta.
No último dia 7 de novembro, o STF decidiu pela impossibilidade do cumprimento antecipado da pena sem o trânsito em julgado. Ou seja, prevaleceu a presunção da inocência prevista no art. 5º, inciso LVII, da Constituição, que é espelhado no art. 283 do Código de Processo Penal (CPP).
Lula foi condenado duas vezes pela segunda instância, o TRF, nos casos do tríplex de Guarujá e do sítio de Atibaia, porém não pode ser preso até o esgotamento final dos recursos.
Os que consideram justa a liberdade para Lula estão distribuídos da seguinte forma, de acordo como Datafolha:
Nordeste: 71%
Desempregados: 68%
Mais pobres (até 2 sal. mín.): 63%
Pretos: 62%
Ensino fundamental: 61%
Mais jovens (16 a 24 anos): 61%
Mulheres: 56%
O Datafolha entrevistou 2.948 em 176 municípios de todo o país entre os dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança na pesquisa é de 95%.
LEIA TAMBÉM
Datafolha: Maioria aprova Lula livre e confia mais nele que em Bolsonaro
Datafolha: Moro e Guedes já foram defenestrados pelos mais pobres
Ratinho completa 1 ano com alta no pedágio e surra em professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário