terça-feira, 17 de março de 2020

Brasil registra primeira morte por coronavírus; vítima era idosa e hipertensa

Governo de São Paulo confirmou o caso de morte relacionado ao Covid-19 no país. Paciente era hipertenso e tinha diabetes


URGENTE
URGENTE (Reprodução)
O estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira (17). 
Não há informações se a vítima mora na capital paulista e qual o sexo. Ainda não há detalhes se a vítima viajou ao exterior ou se teve contato com alguém contaminado no Brasil. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil.
A confirmação da presença do novo coronavírus em todos os continentes está causando preocupação sobre a capacidade de reação global à doença. O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a mais de 120 países, registra mais de 168 mil infectados e 6,6 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde, que declarou a situação como pandemia.

O Brasil tem 234 casos confirmados que estão distribuídos por 15 Estados e o Distrito Federal, a maioria em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, o País tem 2.064 casos suspeitos e 1.624 análises foram descartadas. Nesta quinta-feira, 12, a pasta informou que vai dobrar o número de leitos para atender a demanda por conta da doença.

O anúncio foi feito após o Estado revelar que o ministério criou apenas 10% de novos leitos no plano de combate ao novo coronavírus. Os sintomas da infecção podem se assemelhar a uma gripe comum na maioria das pessoas e, para evitar a propagação do vírus, os órgãos recomendam medidas de higiene simples, como lavar as mãos regularmente e usar álcool em gel. Confira respostas para perguntas frequentes sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário