Desafio lançado pelo Bispo de Setúbal na Missa de Páscoa, denominador comum às homilias nas dioceses portuguesas acompanhadas pelo VATICAN NEWS.
Domingos Pinto – Lisboa
“É importante que não esqueçamos as lições desta crise à luz da lógica da Ressurreição. Todos temos de fazer a nossa parte, mesmo estando em nossas casas”.
A preocupação face ao COVID-19 foi sublinhada pelo Bispo de Setúbal na Missa de Páscoa, na Sé catedral da capital do Sado.
Ouça e compartilhe
Na sua homilia, no passado domingo, 12 de abril, D. José Ornelas disse que “é com este espírito do Senhor Ressuscitado que se vencerá também esta pandemia que estamos a sofrer”, sublinhando ainda que “o vírus mais insidioso é o do egoísmo, do isolamento, do ódio, da violência, que exclui e mata”.
Na mesma linha apontou a reflexão do Bispo de Coimbra na sua homilia pascal na Sé Catedral daquela cidade e diocese.
Para D. Virgílio Antunes “o silêncio destas semanas de isolamento social” e “particularmente o silêncio deste Tríduo Pascal” desafiam-nos a tirar várias lições.
Desde logo, “a lição sobre o sentido da vida”; depois, “a lição sobre a importância das relações fraternas e humanas, familiares e universais”, e ainda “a lição sobre o lugar de Deus na construção do nosso bem-estar pessoal e comunitário”.
A Vatican News registou ainda a mensagem pascal do Bispo do Funchal, na Madeira, onde presidiu à Missa da Ressurreição de Jesus.
Na sua homilia na Sé Catedral, D. Nuno Brás disse que ““o mundo que irá surgir desta crise será sempre uma oportunidade oferecida à liberdade humana para se converter e se deixar construir e reconstruir por dentro à semelhança do Verbo que se fez carne e habitou entre nós”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário