quinta-feira, 9 de abril de 2020

Tudo converge para Ele

Dom Zanoni Demettino Castro*
Nenhuma descrição de foto disponível.Meu irmão, minha irmã, estamos na Semana Santa, dias em que somos chamados a seguir os passos daquele que passou a vida fazendo o bem. A ter presente os últimos acontecimentos de sua peregrinação redentora. É de fato o cerne de nossa espiritualidade , a realidade central da nossa existência. Tudo converge para Ele, é o mistério Pascal. Vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo ; vida, paixão, morte e ressurreição de cada um de nós.

Como celebrar esta realidade central da nossa fé , justamente neste momento em que todos enfrentamos está terrível Pandemia ? Como viver intensamente as celebrações do Tríduo Pascal ,o ponto culminante de todo o ano litúrgico, quando para proteger os mais vulneráveis ,salvar a vida de cada homem, de cada mulher, de cada criança, precisamos nos manter em casa , respeitar o isolamento social , proposto por nossas autoridades. Nesta Semana Santa seguiremos as normas da Santa Sé , as indicações e sugestões precisas da CNBB.

Em nossa Igreja particular, as celebrações serão sem a presença física dos féis. Todos , em profunda comunhão, de suas casas , acompanharão, através das rádios e mídias sociais, este momento de Deus.
Na Quinta-feira Santa , celebraremos a ceia do Senhor, a instituição da eucaristia, a vida e o ministério de cada sacerdote. Não teremos a procissão,o lava pés e a trasladação do santíssimo sacramento serão omitidos . Na Sexta-Feira Santa,celebrando a Paixão e a Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o cordeiro imolado, que tira o pecado do mundo, suplicaremos a Deus onipotente por toda a humanidade, por aqueles que sofrem, mas esperam com fé a alegria da Ressurreição do Senhor.

Na Oração Universal, faremos uma intenção especial por este momento difícil. É a décima oração.
Enfim, na noite das noites, na vigília das vigílias, a Vigília Pascal, no Sábado Santo, nas matrizes paroquiais e na Catedral, acenderemos o Círio, cantaremos o Precônio Pascal (Exsultet). Neste dia não faremos todas as leituras, serão apenas 3 do Antigo Testamento,a Epístola, o Aleluia e o Evangelho); É o dia da profissão solene da Fé.

Meu irmão, minha irmã Renove com sua família, ou mesmo sozinho a fé que recebeu da Igreja. Na noite em que o Cristo, nossa Páscoa foi imolado e nos livrou de todo sofrimento, de todo pecado, de toda morte. O meu abraço fraterno e o desejo de uma feliz e santa Páscoa.

*Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana  BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário