domingo, 9 de agosto de 2020

Acreditar é caminhar sobre a água

Reflexão do Evangelho do 19º Domingo do Tempo Comum - Mt 14,22-33
Mateus descreveu a verdadeira fé ao apresentar Pedro, que 'caminhava sobre a água'
Mateus descreveu a verdadeira fé ao apresentar Pedro, que 'caminhava sobre a água' (Unsplash/Vincentiu Solomon)
José Antonio Pagola*
RD

São muitos os crentes que se sentem hoje na intempérie, desamparados no meio de uma crise e confusão geral. Os pilares em que tradicionalmente se apoiava a sua fé foram violentamente sacudidos nas suas raízes. A autoridade da Igreja, a infalibilidade do papa, o magistério dos bispos, já não podem sustentá-los nas suas convicções religiosas. Uma linguagem nova e desconcertante chegou aos seus ouvidos, criando mal-estar e confusão, antes desconhecidos. A "falta de acordo" entre os sacerdotes e até dos próprios bispos mergulhou-os na confusão.

Com maior ou menor sinceridade, são muitos os que perguntam: em que devemos acreditar? Quem se deve ouvir? Que dogmas se devem aceitar? Que moral há que seguir? E são muitos os que, ao não poder responder a estas perguntas com a certeza de outros tempos, têm a sensação de estar "perdendo a fé".

No entanto, não temos de confundir nunca a fé com a mera afirmação teórica de umas verdades ou princípios. Certamente, a fé implica uma visão da vida e uma peculiar concepção do ser humano, a sua tarefa e o seu destino final. Mas ser crente é algo mais profundo e radical. E consiste, antes de tudo, numa abertura confiada a Jesus Cristo como sentido último de nossa vida, critério definitivo de nosso amor pelos nossos irmãos e esperança última do nosso futuro.

Por isso pode-se ser um verdadeiro crente e não ser capaz de formular com certeza determinados aspectos da concepção cristã da vida. E pode-se também afirmar com absoluta segurança os diversos dogmas cristãos e não viver entregue a Deus em atitude de fé.

Mateus descreveu a verdadeira fé ao apresentar Pedro, que "caminhava sobre a água" aproximando-se de Jesus. Isso é acreditar. Caminhar sobre a água e não sobre terra firme. Apoiar a nossa existência em Deus e não nas nossas próprias razões, argumentos e definições. Viver sustentados não pela nossa segurança, mas pela nossa confiança nele.

Publicado originalmente em Religión Digital e traduzido pelo IHU

*José Antonio Pagola é padre e tem dedicado a sua vida aos estudos bíblicos, nomeadamente à investigação sobre o Jesus histórico. Nascido em 1937, é licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1962), licenciado em Sagradas Escrituras pelo Instituto Bíblico de Roma (1965), e diplomado em Ciências Bíblicas pela École Biblique de Jerusalém (1966). Professor no seminário de San Sebastián (Espanha) e na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha (sede de Vitória), foi também reitor do seminário diocesano de San Sebastián e vigário-geral da diocese de San Sebastián.

Nenhum comentário:

Postar um comentário