sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

LUTO SOBRE LUTO

Dom Guilherme Antonio Werlang*

Bom dia minha amiga e meu amigo! SANGUE DERRAMADO: VIDAS CEIFADAS; LUTO SOBRE LUTO

Não fosse suficiente o LUTO pelas vidas ceifadas, fruto da Pandemia do COVID-19 que poderiam, em grande parte, não terem acontecido, não fosse a irresponsabilidade de muitos chefes de nações; não fosse suficiente o LUTO dos milhões que morrem diariamente de fome ou consequências dela e da miséria absoluta, fruto da ganância de ricaços que detém a maior fatia de tudo que a natureza, mãe generosa oferece, ou que é produzidos pelo trabalho dos trabalhadores e operários que em grande parte recebem salários injustos; não fosse suficiente o LUTO pela morte do tráfico das drogas, das milícias armadas até os dentes que ceifam milhares de vidas inocentes; não fosse suficiente o LUTO dos latrocínios inclementes e sempre muito violentos; não fosse suficiente o LUTO de mil outras razões, sempre do PECADO de CAIM a derramar o sangue inocente de seu irmão ABEL, sempre pela inveja, pela ganância, e de tantos outros pecados capitais, . . . AGORA, a humanidade inteira já veste novamente o LUTO furto da prepotência de um conflito que já podemos chamar de GUERRA FRATRICIDA e que poderá rapidamente atingir a humanidade inteira.

Cada tiro disparado; cada tanque de guerra em movimento de invasão; cada avião a derramar bombas; cada míssil disparado para destruição e matar a centenas ou milhares de quilômetros; cada arma fabricada pela indústria bélica e que gera riqueza para as potências; cada irmão ou irmã abatidos, sejam militares ou civis, É SANGUE DERRAMADO QUE CLAMA AOS CÉUS e não atinge somente as duas nações envolvidas local e geograficamente, mas atingirá a humanidade inteira. Somos todos irmãos e irmãs e devemos condenar todo ódio, toda violência, toda agressão, todas as invasões, todas as violações de soberanias nacionais, TODAS AS GUERRAS. Quem é humano, crente em Deus ou ateu, e aprova matar, aprova agredir, aprova tomar à força o que é dos outros, É CRIMINOSO, É ASSASSINO e deverá acertar sua conta diante do autor da vida e não importa se está diretamente no front da guerra ou se está aqui no outro lado do planeta e dos oceanos. 

Até hoje não existiu nenhuma guerra que não tivesse o interesse ECONÔMICO e o olho grande sobre o que os outros têm, como causa maior. Jamais existiu uma guerra a partir da VERDADE; todos os provocadores de conflitos e guerras são MENTIROSOS e diabolicamente apresentam causas até religiosas, causas de segurança para seu povo, causas humanitárias. Nunca houve e jamais haverá uma CAUSA JUSTA para iniciar um conflito, uma guerra, um matar seu irmão ou sua irmã, muito menos para matar centenas, milhares ou milhões de vidas humanas, ou roubar, apossar-se ou destruir os bens alheios. Todos os despojos de guerra vem carregados de maldição divina, porque vem sujo de sangue de filhos e filhas de Deus.

A humanidade inteira sabe que a indústria bélica que envolve desde cientistas, pesquisadores, técnicos, empresas de toda ordem, está sempre entre os primeiros lugares no mercado econômico e que mais movimenta dinheiro e riqueza. Como tudo isso poderia sobreviver se tudo isso fosse produzido sem ser usado? Sem as guerras locais, os conflitos espalhados pelo mundo inteiro, toda essa indústria iria à falência e as grandes potências quebrariam em questão de meses.

Nessa lastimável guerra da Rússia X Ucrânia, é novamente CAIM x ABEL e é o mesmo SANGUE FRATRICIDA a manchar e envenenar a Mãe Terra.

Rezemos pela intercessão da Mãe de Jesus, pedindo a misericórdia de Deus e a PAZ para a humanidade: 

"Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! 

A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. 

Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. 

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo".

Rezemos também o Pai Nosso ou outra oração pedindo a Deus que o diálogo, a diplomacia, o bom senso, e o desarmamento possam acontecer o quanto antes e que a VIDA esteja acima de todos os outros interesses e a PAZ volte a reinar sobre a Terra e entre as Nações.

*Bispo da Diocese de Lage


Nenhum comentário:

Postar um comentário