Por Alvim Aran*
Geovane Saraiva nasceu em Capistrano – CE no dia 30 de outubro de 1956, padre Católico Apostólico Romano, atualmente é Pároco de Santo Afonso, é blogueiro, jornalista, escritor, poeta e integrante da academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF). Escreveu alguns livros, dentre eles “Rezar com Dom Helder”, “A ternura de um pastor”, “A esperança tem nome”, etc.
O título (A melhor parte) foi inspirado no evangelho de Lucas, onde Jesus afirma que Maria, diante do ativismo de Marta, escolheu a melhor parte, no caso, ouvir o que o Mestre de Nazaré tinha a dizer. Ouvir o que Jesus tem a dizer é fundamental, e Geovane expressou isso no livro quando trouxe reflexões que não fogem da nossa realidade concreta. Mostrando problemas cotidianos que atormenta o povo de Deus e que nos afasta do Reino dos Céus.
E diante de tantos problemas que assolam nosso mundo, o livro de Geovane vem nos mostrar o Mestre de Nazaré que coloca os pés no chão e sai ao encontro das nossas irmãs e irmãos que são crucificadas e crucificados existencialmente, como o autor afirma: “Jesus, na sua missão, andando de lugar em lugar, tinha palavras que desconcertavam muitos, porque Cristo tocava, lá no interior, a vida das pessoas, sensibilizando-as” (SARAIVA, 2021).
Depois de ler o livro de Geovane pensamos que é uma ótima obra para nossas reflexões pessoais e oracionais, pois a obra consegue trazer o material e o transcendente. Olhando a obra de Geovane percebemos o quão distantes do Reino estamos, pois ainda não olhamos para as pessoas que sofrem. Para termos esse olhar é preciso seguir a melhor parte, ou seja, Jesus. E então ter um olhar crítico para nossa realidade.
Analisar a nossa vida nessa terra a luz do evangelho de Cristo, assim como fez Maria, e não cair em ativismos cegos que excluem Jesus, igual Marta. Geovane conseguiu trazer essas ideias no livro de forma clara e objetiva, um livro de leitura fácil recomendável a todas e todos.
*Aluno de 3º ano de Filosofia, Diocese de Guanhães, Seminário Maior de Diamantina-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário