Os governantes brasileiros falam muito em defesa da democracia, quando interesse pessoal e agem como monocracia, quando interesse popular. Não é difícil comprovar. Basta só olhar o percentual dado aos governantes e o dado ao povo. Quanta diferença! Para eles, 30% ou 40%;para nós, povo, 6% mais ou menos.
Quanto desconhecimento de democracia ou se têm conhecimento, agem de má-fé o que é mais provável.Vamos recordar. Democracia é a doutrina ou o regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição de poder. É uma palavra de origem grega (demos= povo/ cracia = governo).Muito bem.
Se é soberania popular, o povo deve ser o alvo em todos os momentos decisivos e não somente garantia de voto no período eleitoral ( às vezes até por meios escusos).Mas não é isso o que vemos.
Outro exemplo: Ouvi um noticiário (não sei a procedência nem a veracidade) que o governo brasileiro, só este ano, destinou 179 milhões de reais para a segurança das escolas, depois da tragédia ocorrida em um de nossos Estados. Que beleza! Quanta preocupação !!! Só se fecha a porta depois de roubado.
No País, existem quase 179 mil escolas. Que alegria das escolas. Cada uma vai receber R$1.000,00 reais.+ ou-.Que beleza! Dá para montar um sistema de segurança de última geração.
Em compensação, para a Lei Rouanet , foram destinados, também só este ano, 647 milhões de reais para 639 projetos. Na divisão equitativa, cada um receberia mais ou menos ou menos um milhão. Que diferença! Isso é democracia. O povo que se lasque. O povo que se ...
Agora a nossa realidade tupiniquim. O Município de Fortaleza começa, a partir desse mês de abril, a cobrar de seus munícipes a Taxa de Lixo. Foi aprovada pela Egrégia Câmara Municipal sem discussões e sem demora. Certamente, eles julgaram que era beneficio para o povo. Ledo engano! Que presente de Páscoa!!! Não, não, e não. É um presente grego ou uma Caixa de Pandora.Páscoa é alegria, felicidade e não massacre. Que beleza !!!
Que deve haver limpeza na cidade, isso não se discute. Mas... onerar a população com mais uma taxa abusiva é ditatorial. Aonde vão , o IPTU e os vários outros tributos escorchantes que a população paga?
O Zé-povinho diz: Vão encher os bolsos, as cuecas e as malas dos governantes. E o povo fica no ora veja e que se... Assim não dá.
Cajuaz Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário