"Ano após ano, a situação é a mesma, com os técnicos fazendo
previsões sobre se haverá ou não inverno"
Fátima Vilanova*
A situação da seca no Ceará, como nos demais estados do Nordeste, revela a omissão, o despreparo político dos governos. No estágio atual de desenvolvimento da tecnologia para o armazenamento e canalização de água, como construção de açudes, adutoras, barragens subterrâneas, perfuração de poços, reflorestamento para o restabelecimento do equilíbrio hidrológico, técnicas de irrigação, não se concebe ficar a mercê dos desígnios da natureza.![]() |
| Capistrano - CE - Minha terra natal |
Políticos omissos, incompetentes, inescrupulosos se utilizam secularmente do fenômeno da seca para manter cativo o eleitor dos grotões, socorrendo-os emergencialmente com os carros-pipas, até o próximo período sem chuvas. No intervalo entre um período de seca e um de chuva, os administradores nada fazem em termos de obras estruturantes para solucionar o problema.
![]() |
| Dura realidade da seca |
O desafio das Igrejas cristãs, de todas as pessoas de bem, como faziam os profetas, é de denunciar a omissão, a farsa que os governos sustentam de que seca não tem solução.
O povo precisa acordar e combater a tragédia da omissão com o voto em candidatos a governador e prefeitos que tenham o compromisso com medidas estruturantes para a solução definitiva do problema da seca.
mfatimavvilanova@gmail.com
*Secretária Executiva da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) da CNBB


Nenhum comentário:
Postar um comentário