quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fernando Câmara: Professor, historiador e genealogista

Fernando Câmara

O Professor, historiador e genealogista Francisco Fernando Saraiva Câmara pontifica no panorama intelectual do Ceará como um dos mais respeitados intelectuais, mercê de suas qualidades de pesquisador, além do estofo moral. É um dos mais ardorosos defensores da Igreja Católica e tem publicado inúmeros trabalhos onde estuda em profundidade a nossa história eclesiástica. Membro de muitas associações culturais, desenvolve intenso trabalho de divulgação de suas idéias.

Nasceu Fernando Câmara, como é conhecido nos meios literários, a 24 de agosto de 1930, em Quixera mobim, CE, filho de Miguel Fenelon Câmara e Thereza Heloisa Saraiva Câmara; realizou seus preparatórios na cidade natal, no Grupo Es colar Dr. Assis Bezerra. O curso ginasial, fê-lo no Ginásio Salesiano Domingos Sávio, de Baturité.

Desde criança, Fernando Câmara sentiu atração pelas coisas da Cultura, ainda no Grupo Escolar, foi Presidente do seu Clube Agrícola. No Ginásio, integrou a diretoria do Grêmio Literário Dom Lustosa, onde proferiu a leitura dos seus primeiros trabalhos intelectuais.

Sua primeira colaboração literária apareceu no vetusto jornal católico A Verdade, de Baturité, quando aluno do Colégio Salesiano. A esse tempo, já tinha o seu interesse despertado pelos estudos de Genealogia, quando procurava saber dos parentes mais idosos, desejoso de informações sobre a sua própria linhagem.

Fernando Câmara é casado com sua prima legítima, Thereza Cristina Saraiva Leão, havendo seis filhos deste consórcio, dos quais três são universitários e funcionários do Banco do Estado do Ceará.

Foi Câmara o idealizador das originais Convenções da Família Saraiva Leão, congregando anualmente parentes de dez Estados brasileiros, em diferentes cidades cearenses, onde se realizam palestras sobre História e Genealogia de seus antepassados, além da exposição de fotografias e documentos antigos. Estas convenções são prestigiadas com a presença do Secretário de Cultura, intelectuais cearenses e têm a cobertura total da Rede Globo de Televisão.

Graças às incessantes pesquisas que realiza no campo da Genealogia, pôde Fernando Câmara elaborar várias obras de fôlego, como o Álbum Genealógico das Famílias Silva Câmara e Saraiva Leão Apontamentos genealógicos das famílias Nascimento Alarcon, Almeida e Castro e Bezerra de Menezes, todas integrantes do clã a que pertencem. A precisão e excelência destes trabalhos o levaram ao Instituto do Ceará e a outras instituições culturais onde se estuda a Genealogia e a Heráldica, além de ciências congêneres.

Os Encontros de Amizade por ele idealizados têm produzido ótimos resultados. Na última reunião realizada em Natal, RN, fizeram-se presentes mais de duas centenas de parentes vindos do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, todos descendentes do patriarca, Tenente-Coronel Antônio Saraiva Leão (17481830), tronco da família em terras cearenses. Seguindo o exemplo dos Saraiva Leão, várias ilustres famílias cearenses iniciaram suas convenções, destacando-se os Almeidas, os Benevides e os Câmaras, tendo esta última promovido reunião em Parnaíba, PI, o seu III Encontro, reunindo cerca de duzentos convencionais, encontro este prestigiado pelas presenças do Governador Alberto Silva e do Prefeito Municipal Dr. João Silva.

Entusiasta da História Eclesiástica brasileira, Câmara já escreveu diversos trabalhos, alguns divulgados através da Imprensa cearense e outros pronunciados em sessões do Instituto do Ceará. Incansável garimpeiro de fatos históricos, tem publicado inúmeras monografias e artigos focalizando aspectos da saga cearense.

O Prof. Fernando Câmara tem desempenhado importante papel dentro de sua experiência profissional: Chefe de Escritório e Caixa Geral das Empresas do Grupo Empresarial Eliseu Batista, Chefe de Representação do Escritório da Emoresa em Quixeramobim, Diretor da Federação das Associações de Comércio e Indústria do Ceará FACIC; Secretário-Geral da Colônia Quixeramobim em Fortaleza, entidade que organizou e que tem por meta a divulgação e promoção daquele Município. Trabalhou, ainda, no Posto Agropecuário de Quixeramobim, nas organizações industriais Fortaleza Refrigerantes S/A, Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura de Quixeramobim, etc.

Pertence o Prof. Fernando Câmara a várias entidades culturais, valendo mencionar: Instituto do Ceará, Academia Brasileira de História, de São Paulo; Academia Cearense de Retórica; Academia Sobralense de Estudos e Letras; Instituto Cultural do Vale Caririense, Lyons Clube de Quixeramobim.

É detentor da Medalha Senador Fernandes Távora, outorgada pela Secretaria de Cultura do Ceará (1977), Medalha Comemorativa do Centenário do Instituto do Ceará (1987).

Bibliografia de Fernando Câmara
Genealogia: Album Genealógico das Famílias Saraiva Leão e Silva Câmara;
Apontamentos Genealógicos das Famílias Nascimento e Alarcon, Almeida e Castro e Bezerra de Menezes;
O Patriarca da Família Saraiva Leão;
Os Antepassados da Família Saraiva Leão na Região do Icó e sua Descendência;
A Família do Padre Miguelino no Ceará;
o Cel. Antônio Rodrigues da Silva e Sousa e o Centenário de sua Morte;
Uma Família de Tradição Religiosa:
Heráclito Zabulon da Silva Câmara;
Algo de Minha Família (Lado Materno);
Algo de Minha Família (Lado Paterno)
História Eclesiástica: O Cardinalato no Brasil;
O Tricentenário da Diocese de Pernambuco;
A Diocese do Maranhão e o seu Tricentenário;
Dom Vital e a Questão Religiosa:
Dom Macedo Costa Modelo para o nosso Episcopado;
Dom Luís dos Santos O Apóstolo do Ceará;
Dom Antônio O Eterno Salesiano;
A Igreja do Bonfim e o Museu Cívico-Religioso;
Cônego Antônio Pinto de Mendonça O Sacerdote e o Político,
Padre Dr. Antônio Elias Saraiva Leão Um Sacerdote Humilde,
A Original Capela do Cemitério de Quixeramobim;
O Centenário da Vinda dos Salesianos ao Brasil;
O Seminário de Olinda e o seu Fundador;
Santa Paula Frassinetti a vinda das Dorotéias do Brasil;
O Primeiro Cearense Elevado ao Episcopado; Fortaleza e os seus Bispos
Outros Temas:
O Episódio das Secas e a Vinda dos Camelos;
O Centenário de Assis Bezerra;
A Presença de Quixeramobim no Instituto do Ceará;
Cel. Gildo Furtado um Amigo da Família;
O Sesquicentenário do Dr. Antônio Benício;
A Confederação do Equador;
Quixeramobim e os seus Grandes Vultos;
Dona Guidinha do Poço;
Quixeramobim e a Memória do Prof. Monteiro de Morais;
A Academia Brasileira de História e suas Metas;
Clodoaldo Pinto;
A Festa de Sr Antônio e sua Tradição Religiosa;
Israel Bezerra, o Primeiro Voluntário Cearense;
Dr. Cornélio José Fernandes, o Pai da Pobreza;
Francisco de Assis Bezerra de Menezes Dr. Bezerrinha;
Na Rota de Santa Tereza;
Os Oitenta anos de Meu Pai;
Heloísa Câmara O Exemplo da Mulher Cristã;
A Tipografia Minerva e Assis Bezerra;
O Conselheiro da Família Saraiva Leão;
Cartório Câmara Um Século no Domínio de Uma Família;
Campina Grande Um Reencontro da Família;
Uma Viagem ao Passado; O Exemplo da Família Câmara.

Fonte:  institutodoceara

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

Palavras-chave: Ceara, Nordeste

2 comentários:

  1. Olá, saudações!
    Por acaso teria um exemplar ou mesmo cópia digital dessa obra?
    Genealogia: Album Genealógico das Famílias Saraiva Leão e Silva Câmara;

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Existe algum documento que possa comprovar a ascendência de Miguel Alves de Melo Câmara?

    ResponderExcluir