sexta-feira, 28 de março de 2014

Revista francesa é condenada por publicar fotos de François Hollande com Julie Gayet

A revista Closer, foi condenada pela justiça francesa por ter publicado imagens de François Hollande e Julie Gayet, revelando um alegado romance entre o presidente e a atriz.
A revista Closer, foi condenada pela justiça francesa por ter publicado imagens de François Hollande e Julie Gayet, revelando um alegado romance entre o presidente e a atriz.
REUTERS/Regis Duvignau

RFI
A revista francesa Closer foi condenada nesta quinta-feira (27) ao pagamento de 15 mil € de indenização à atriz Julie Gayet, pela publicação das fotos que revelaram seu caso com o presidente François Hollande. O escândalo, revelado em janeiro, teve repercussão mundial e provocou uma crise política no governo.

O Tribunal de Nanterre, na região parisiense, responsável pela decisão, considerou que houve "invasão de privacidade" e também condenou a revista a publicar a decisão da justiça na capa. Consultado, o advogado da atriz, Jean Ennochi, preferiu não dar declarações. Julie Gayet havia pedido iniciamente 50 mil euros de indenização por danos morais.
A revista Closer publicou no dia 10 de janeiro diversas fotos do presidente com a atriz, em frente a um prédio em Paris, a cerca de 100 metros do palácio do Eliseu. Desde então, alega o advogado da atriz, ela passou a ser seguida por "todos os lados", como contou na audiência ocorrida no dia 6 de março.
A revista Closer, por sua vez, defende seu "direito à informação." A matéria que acompanha as fotos, diz a direção, trouxe à tona o problema da segurança do presidente e de seu dever de "transparência" diante dos franceses, disse a advogada de defesa do jornal, Delphine Pando. Ela justificou o caráter de interesse geral da reportagem citando a atitude do chefe de Estado, que dedicou 10 minutos na entrevista coletiva anual ao assunto.
Depois das revelações feitas pela revista, a ex primeira-dama, Valérie Trierweiller foi internada com uma crise nervosa. Pouco antes de sua viagem aos Estados Unidos, em fevereiro, o presidente francês anunciou o fim do relacionamento com a jornalista.
A decisão obrigou a Casa Branca a rever todo o protocolo da visita oficial, segundo a imprensa americana. A edição da revista Closer que revelou o relacionamento entre o presidente francês e a atriz vendeu mais de 610 mil exemplares, o dobro da tiragem habitual.
Escândalo fragilizou presidente francês

Depois do escândalo, o presidente foi alvo de críticas da oposição. Vários integrantes do partido de direita UMP questionaram se era justo que o contribuinte pagasse pelas ‘escapadas’ de Hollande, sempre acompanhado de guarda-costas pagos pelos cofres públicos, para visitar a suposta amante. O presidente francês nunca assumiu publicamente ter uma relação com a atriz. 

http://www.portugues.rfi.fr/franca/20140327-revista-francesa-e-condenada-por-publicar-fotos-de-francois-hollande-com-atriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário