sexta-feira, 23 de maio de 2014

Açores celebram festas do Santo Cristo

Solenidades deste ano são presididas pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e estão centradas no tema da Esperança

Irmandade do Senhor Santo Cristo
Ponta Delgada, Açores, 23 mai 2014 (Ecclesia) – Começam hoje as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que vão decorrer até 29 de maio em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, centradas no tema “Encontro com a Esperança”.
Num comunicado veiculado pela página da Diocese de Angra na Internet, a Irmandade do Senhor Santo Cristo realça que as solenidades, que se celebram no arquipélago dos Açores há mais de 300 anos, são “um momento de expressão de uma Fé inabalável, transversal a muitas e muitas gerações de açorianos”.
Uma fé “que se renova, de ano para ano, com mais intensidade e com mais esperança, justamente, por que essa Fé se alimenta do fervor das Graças que são recebidas”, salienta a mesma nota.
Este ano, as festas do Santo Cristo vão ser presididas pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e contar também com a participação do bispo de Hamilton, na Bermuda, D. Robert Joseph Kurtz.
O evento arrancou esta manhã com uma missa para doentes no Santuário do Santo Cristo, no Campo de São Francisco, bem no centro de Ponta Delgada.
A eucaristia presidida pelo bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, reuniu utentes de todas as Misericórdias de São Miguel.
Segundo a Diocese de Angra, as cerimónias dedicadas ao “Senhor das Ilhas” são o acontecimento religioso “de maior expressão” nos Açores, a seguir às celebrações do Espírito Santo.
Todos os anos, elas contam com a presença de açorianos vindos das diversas regiões de Portugal e do estrangeiro, como por exemplo dos Estados Unidos da América e do Canadá.
Os pontos mais altos do programa estão reservados para este sábado e domingo, “com a mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo, a vigília nas Igrejas de Nossa Senhora da Esperança e de São José, a eucarística solene no Campo de São Francisco e a Procissão em honra do Senhor pelas principais ruas de Ponta Delgada”.
A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, originária do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel. 
Mostra Cristo “com as mãos amarradas sobre o tronco”, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.
O culto a esta recriação do “Ecce Homo” - “Eis o homem”, expressão atribuída a Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus aos judeus durante o seu julgamento no Sinédrio - intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.
GIDA/JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário