quarta-feira, 21 de maio de 2014

Yoani Sánchez lança o 1º meio de comunicação independente em Cuba

Blogueira diz que portal 'é aventura pessoal que virou projeto coletivo'.
'14ymedio' estreia com reportagem sobre violência noturna em Havana.

Da France Presse
Yoani Sanchez, durante palestra em São Paulo, nesta quinta-feira (21) (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)A blogueira cubana Yoani Sanchez (Foto: Yasuyoshi
Chiba/AFP)
O primeiro meio de comunicação independente em 50 anos em Cuba, o portal de notícias '14ymedio', da blogueira opositora Yoani Sánchez, foi lançado nesta quarta-feira (21), desafiando o controle do governo comunista.
"14ymedio é fruto da evolução de uma aventura pessoal que se transformou em um projeto coletivo", afirma na apresentação o portal (www.14ymedio.com), que entrou no ar às 8h05 locais (9h05 de Brasília), segundo correspondentes da France Presse em Havana.
A primeira edição inclui uma reportagem sobre a violência noturna em Havana e uma entrevista com o escritor opositor Ángel Santiesteban, preso sob acusações de violência intrafamiliar, assim como uma carta de 28 personalidades de todo o mundo, incluindo o Prêmio Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa e o ex-presidente polonês e Nobel da Paz Lech Walesa, para que o governo 'respeite o direito' de existência do portal.
"Quando se realiza um projeto que foi desejado por muito tempo, vem a sensação de que devemos traçar novas metas. 14ymedio.com foi minha obsessão por mais de quatro anos", escreveu Sánchez em um artigo publicado no site.
Sonho alcançado

Nenhum comentário:

Postar um comentário