...
Cerimónia marcada para igreja de Santo António dos Portugueses
Cidade do Vaticano, 14 jun 2015 (Ecclesia) - O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai tomar hoje posse do seu título cardinalício na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, às 17h00 locais (menos uma em Lisboa), anunciou o Vaticano.
A igreja de Santo António, situada na ‘rua dos portugueses’, no centro histórico de Roma, tem as suas origens no século XV, quando se fundou um estabelecimento de apoio a peregrinos, que viria a ser o ‘Hospital de Santo Antão da Nação Portuguesa’.
Durante o consistório de 14 de fevereiro, no Vaticano, cada novo cardeal foi inserido na respetiva ordem (episcopal, presbiteral ou diaconal), uma tradição que remonta aos tempos das primeiras comunidades cristãs de Roma, em que os cardeais eram bispos das igrejas criadas à volta da cidade (suburbicárias) ou representavam os párocos e os diáconos das igrejas locais.
Dois dias depois, D. Manuel Clemente presidiu a uma Missa em Santo António dos Portugueses, durante agradeceu ao Papa o facto de o “vincular” a esta igreja.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário