quinta-feira, 16 de julho de 2015

Tesouro na Basílica de Maria Auxiliadora

Turim, 16 jul - A Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, na Itália, a qual a construção foi realizada a pedido de Nossa Senhora de São João Bosco, além de guardar os corpos do fundador da Congregação dos Salesianos, de Santa Maria Mazzarello e Domingos Sávio, e ser o epicentro da família salesiana, mantém um grande tesouro de valor espiritual imenso: as capelas da cripta das relíquias.
Neste lugar, em uma escadaria baixa localizada à direita da capela dedicada a Maria Mazzarelo - fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora -, se encontra um número incontável de relíquias, além de peças de primeiro grau de santos de todos os tempos, especialmente aqueles que tiveram envolvimento com a família salesiana.
Dentro de todas, se destaca uma árvore da Santa Cruz, conservada em um dedicado e precioso relicário de alabastro.
Também se encontram no local restos mortais dos beatos Miguel de Rua e Felipe Rinaldi, respectivamente, o primeiro e terceiro sucessor de Dom Bosco; assim como as relíquias dos mártires salesianos São Calixto Caravario e São Luis Versiglia, condenados à morte na China na primeira metade do século passado.
À direita, perto da entrada para a cripta, uma capela dedicada ao sonho que teve São João Bosco, no qual a Virgem Maria lhe mostra o início e o desenvolvimento que teria a obra salesiana no mundo, assim como o lugar onde deveria de ser construída a atual basílica a Nossa Senhora com seu título de Maria Auxiliadora.
E nesta pequena capela, onde se encontra uma imagem de Maria Auxiliadora, também podem ser vistos vários objetos utilizados por Dom Bosco, como seu Missal, algumas medalhas benzidas por ele e diferentes objetos de sua devoção.
Uma Basílica construída no terreno santificado pelos mártires de Turim
Entre os tesouros que guarda a Basílica Salesiana está precisamente o solo onde foi edificada, essa que é uma terra santificada pelo sangue derramado pelos mártires de Turim Octavio, Adventor e Salutore.
É Nossa Senhora quem pede a Dom Bosco edificar seu templo neste santo lugar, conforme narra o próprio fundador da Congregação dos Salesianos em um de seus sonhos:
"Recorri de novo a amável Senhora e Ela me mostrou outa igreja, maior e com uma casa ao lado. Me levou um pouco mais até lá. Era um terreno cultivado (...) e me adiantou: "Neste lugar, onde os gloriosos mártires de Turim, Adventor e Octavio, sofreram seu martírio, sobre essa terra banhada e santificada com seu sangre, quero que Deus seja honrado de modo especial'".
Hoje a Basílica também rende culto aos três mártires, tanto que sob sua fachada na parte exterior estão expostas três imagens dedicadas aos defensores da Fé. Desde a edificação do templo, eles foram nomeados padroeiros especiais do lugar.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário