sexta-feira, 26 de julho de 2013

Jovem de Lisboa vai almoçar com o Papa Francisco

O português Filipe Teixeira é um dos 12 jovens representantes dos cinco continentes e do Brasil que vai almoçar hoje com o Papa Francisco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.
A notícia foi avançada pelo jornal do Patriarcado de Lisboa, ‘Voz da Verdade’, na sua edição online.
Em declarações à publicação, o jovem da capital portuguesa manifestou a alegria de poder estar junto do Papa.
“A simplicidade já demonstrada pelo Papa Francisco deixa antever um encontro muito aberto no diálogo com todos. O almoço será certamente uma oportunidade maravilhosa para poder testemunhar pessoalmente a graça de termos este pastor à frente da Igreja”, referiu.
A iniciativa vai decorrer na residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro, com início marcado para as 13h00 (mais quatro horas em Lisboa).
Filipe Teixeira está no Brasil desde novembro de 2012, como voluntário na organização da 28ª JMJ, que decorre entre terça-feira e domingo.
O jovem da Paróquia de Camarate pertence ao Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa e admite que “foi uma grande surpresa” ter sido escolhido pelo Comité Organizador Local para “fazer parte deste momento tão importante como é o almoço com o Papa”.
“Acolho este convite com muita alegria, não só por mim mas por toda a Igreja em Portugal e em particular a de Lisboa. Sei que o Papa Francisco tem um grande carinho pelo nosso país”, declara Filipe.
Os preparativos para o encontro entre o Papa e os representantes de jovens de todo o mundo estiveram a cargo da superiora do palácio, a irmã Zilá, e o menu especial é da responsabilidade da cozinheira Juraciara Nabuco, que trabalha há cinco anos nesta residência.
“É uma coisa inacreditável”, adiantou ao site oficial da JMJ.
A ementa inclui arroz com abóbora, da sua autoria, filé recheado com queijo provolone e espargos com manteiga.
Para sobremesa, o Papa e os 12 jovens terão três opções e uma delas será mousse de maracujá.
“A sobremesa foi um pedido da comitiva do Vaticano, que alegou que todos que vêm ao Brasil e provam a mousse, gostam”, revelou a irmã Zilá.
Questionado sobre como é que um jovem se prepara para ir a um almoço com o Papa, Filipe Teixeira destaca o poder da oração e da simplicidade.
“Em primeiro lugar, dando graças a Deus, não só por este momento mas também por toda a JMJ que já está a trazer ao Rio de Janeiro jovens de todo o mundo. Claro que são várias perguntas que se colocam para ir a um almoço destes, mas se olharmos aos exemplos que já temos tido do Papa Francisco, fico certo de que a principal exigência é ir na simplicidade”, declara ao ‘Voz da Verdade’.
VV/CB/OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário