“Em tempo de crise profunda da sociedade, e nesta, da Família, nunca é demasiado festejar, comemorar e agradecer aos Avós”, sublinha o organismo católico, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“Festejar o dom da vida que se manifesta nos Avós, nos seus filhos, netos e bisnetos” é o principal objetivo deste encontro diocesano, acolhido pelo Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira.
O programa da iniciativa é preenchido com diversas atividades recreativas e lúdicas, a cargo das instituições sociais da região e também dos mais novos, como destaque para a participação de um grupo juvenil de música popular portuguesa e de crianças dos centros de ocupação de tempos livres.
No âmbito do Ano da Fé que a Igreja Católica está a assinalar, os anciãos da diocese vão ter também a oportunidade de tomar parte numa “celebração evocativa” do evento.
Outro momento especial do dia será um tempo de oração dedicado a S. Joaquim e a Santa Ana, os avós de Jesus, segundo a tradição católica, e também padroeiros de todos os avós.
“Independentemente da idade que tenham, os avós são raízes, das raízes mais profundas de uma Família, de todas as famílias e, por isso, vitais. É, pois, motivo de festa, a Festa dos Avós!”, salientam os responsáveis pela Pastoral Social de Viana do Castelo.
Este “Dia dos Avós” vai ser ainda reservado para recordar e “fazer memória” de todos os avós “vivos que a vida afastou da sua descendência e dos falecidos que continuam presentes na memória dos que deles descendem”.
JCP
Agência Ecclesia
Nenhum comentário:
Postar um comentário