sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Frota de veículos e a poluição

Marcus Eduardo de Oliveira



Levantamento feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontou que em dezembro de 2010 havia 64,8 milhões de veículos registrados no Brasil (ver gráfico abaixo), embora a quantidade real em circulação seja de 38 milhões, com estimativa de se chegar a 50 milhões de unidades em 2020.
Considerando uma população de 190,732 milhões (Censo IBGE, 2010), o país tem uma média de um carro para cada 2,94 habitantes.
Em apenas 12 meses (entre 2009 e 2010), as ruas brasileiras “ganharam” 5,456 milhões de carros. Esse aumento superou a produção do setor: em 2010, a indústria automobilística produziu 3,638 milhões de veículos no Brasil, número considerado recorde.
Ainda de acordo com o Denatran, as cinco cidades brasileiras com maior frota automobilística são: São Paulo (6,390 milhões), Rio de Janeiro (2,063 milhões), Belo Horizonte (1,340 milhões), Curitiba (1,247 milhões) e Brasília (1,245 milhões).

Veja gráfico acima


Esse dado do aumento da frota automobilística, tanto os registrados quanto e, principalmente, os que estão em circulação, traz junto uma triste notícia: para neutralizar todo o CO2 gerado pela queima de combustíveis dessa enorme frota, o país precisa aumentar em mais 11 vezes a cobertura de Mata Atlântica. 
O fato agravante é que boa parte das emissões se dá em razão do combustível utilizado nos carros ser de origem fóssil, no caso dos derivados de petróleo, o que gera o dióxido de carbono (CO2), o principal poluente. A isso se somam o monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx), outros poluentes que “contribuem” para degradar o ambiente.
Tomando como base o Primeiro Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, o Ministério do Meio Ambiente projetou que em 2009 tenham sido emitidas quase 170 milhões de toneladas de CO2; para 2020, as projeções poderão alcançar 270 milhões de toneladas de carbono, sendo que 36% viriam da frota de caminhões, 13% dos ônibus, 3% das motocicletas e 40% dos automóveis.
O exemplo do Estado de São Paulo talvez seja o mais ilustrativo em termos dos agravantes causados pela poluição. Dono da maior frota automobilística do país, em 2011 mais de 13 milhões de veículos circularam por todo o estado paulista, a maioria carros particulares (9 milhões). Esses veículos emitiram mais de 51 milhões de toneladas de CO2. De acordo com estudos feitos pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), essas emissões se aproximam de todo o desmatamento ocorrido na Amazônia no ano de 2010, com emissão de 83 milhões de toneladas de CO2. 
Não muito diferente disso, o caso da cidade de São Paulo também merece maior atenção. Estudos recentes apontam que todos os dias 8,2 toneladas de poluentes são despejadas sobre a cidade. São mais de três milhões de toneladas/ano, 90% delas provenientes de veículos automotores. A pior parte vem dos motores movidos a diesel. 
Verificando o que acontece nas seis regiões metropolitanas do Brasil, descobre-se que são gastos quase meio milhão de reais ao ano apenas para tratar as questões relativas à poluição advindas, em especial, do intenso trânsito nas grandes cidades que diariamente nos “brindam” com emissões de poluentes diversos e seus resultantes: Monóxido de Carbono (CO), que causa tonturas e dores de cabeça; Hidrocarbonetos (HC) que contribui para a irritação nos olhos, nariz, pele e parte do sistema respiratório; Óxido de Nitrogênio (NOx) com irritação e contrição das vias respiratórias, e Materiais Particulados (MP).
*Marcus Eduardo de Oliveira é economista com especialização em Política Internacional e mestrado em Estudos da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de economia do UNIFIEO e da FAC-FITO, em Osasco/SP. Autor dos livros 'Conversando sobre Economia' (Editora Alínea), 'Pensando como um economista' (Editora EbookBrasil) e 'Humanizando a Economia' (Editora EbookBrasil – livro eletrônico). Contato: prof.marcuseduardo@bol.com.br
Dom total

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