A expectativa é que o serviço volte ao normal somente após o fim da greve dos funcionários dos Correios
Somente 48 horas após a greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) iniciar, em todo o Estado do Ceará, o órgão já teve que suspender a postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada, serviço conhecido como Sedex 12.
THIAGO ROCHAREPÓRTER
Diário do Nordeste
Como essa opção tem hora certa para chegar ao endereço marcado, os Correios preferiram interromper o serviço antes que ele fosse afetado pela paralisação
Como essa opção tem hora certa para chegar ao endereço marcado, os Correios informam que o órgão preferiu interromper o serviço antes que fosse afetado pelas paralisações de funcionários de agências do Ceará. A expectativa é que o Sedex 12 volte a funcionar normalmente somente após o fim da greve.
A assessoria de comunicação da ETC informou que, até agora, a empresa suspendeu apenas esse serviço específico. As outras atividades do Sedex continuam funcionando.
A Empresa ainda destacou que continua aplicando medidas do seu Plano de Continuidade de Negócios. Entre as ações estão realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana e deslocamento de empregados entre as unidades.
Além disso, os Correios solicitam à população que não se dirija às unidades da empresa para resgatar suas encomendas, pois os trabalhadores estão concentrados nos serviços de triagem e distribuição. A sugestão é que aguardem a entrega em seus respectivos endereços. A estatal está priorizando a distribuição de encomendas Sedex, telegramas, documentos e faturas.
O órgão afirmou que no Ceará, aproximadamente 83% dos trabalhadores permaneceram em seus postos de trabalho, representando cerca de 2.500 empregados em atividade. O balanço foi feito por meio do sistema eletrônico de presença.
Em contrapartida, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Sintect-CE), Lourdinha Félix, garante que pelo menos 60% entre carteiros e motoristas estão paralisados. "Limoeiro, Russas, Itapipoca e Tianguá são algumas das cidades que os trabalhos estão paralisados".
Serviços afetados
Lourdinha Félix ainda acrescenta que todos os serviços da ETC estão sendo afetados com a greve. "Os Correios é como uma cadeia, pois um serviço depende do outro", explicou. Segundo a presidente do Sintect-CE, atualmente não está havendo negociações entre a ETC e os sindicatos, pois os Correios não querem negociar as suas propostas.
"A conciliação acabou não dando certo porque o juiz responsável, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), não ajudou. Já o relator do julgamento propôs a realização de uma nova tentativa de conciliação", comentou a presidente do Sintect-CE Lourdinha
A proposta dos Correios para os trabalhadores compreende um reajuste de 8% nos salários dos funcionários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%); reajuste de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado no mês de dezembro, além de Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo governo federal.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário