Água radioativa está vazando para o Oceano Pacífico.
Além de contê-la, governo quer investir na descontaminação.
O governo do Japão vai investir 40 bilhões de ienes (cerca de US$ 409 milhões) para tentar conter o vazamento de água radioativa na central nuclear de Fukushima para o Oceano Pacífico, de acordo com a imprensa local.
saiba mais
A decisão foi anunciada depois da visita à central feita pelo ministro da Indústria, Toshimitsu Motegi, já que a operadora Tokyo Electric Power (Tepco) não está conseguindo administrar sozinha a questão. As medidas serão apresentadas oficialmente nesta terça (3).
O novo investimento público será destinado, em parte, para construir uma barreira para bloquear a água subterrânea contaminada com césio, estrôncio, trítio e outras substâncias radioativas e evitar que ela chegue ao mar.
Os recursos também serão destinados à instalação de meios suplementares de descontaminação da água armazenada nos cerca de mil depósitos, considerados pouco confiáveis.
A Tepco, operadora da central de Fukushima, atingida pelo tsunami de 11 de março de 2011, busca soluções para as 400 mil toneladas de água contaminada que se encontram sob a terra, ou em tanques especiais. Esse volume aumenta em 400 toneladas diariamente, ainda que uma pequena parte escape diretamente para o mar por falta de meios para bloquear esse vazamento até agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário