terça-feira, 24 de setembro de 2013

Parquelândia querida

Paróquia de Santo Afonso
Largo Dom Helder
Nasci e fui criada no bairro Parquelândia, um importante bairro histórico de nossa cidade. O bairro marcou de maneira positiva minha vida pelo fato de ter vivido momentos felizes tanto na minha infância como na minha adolescência. As missas aos domingos na Igreja Redonda, os amigos que conquistei e que até hoje tenho um enorme carinho, o colégio que estudei – CWD Maximus, os professores, as brincadeiras de vôlei na praça foram alguns do inúmeros momentos que compuseram as duas fases da minha vida citadas anteriormente – infância e adolescência- que me fazem gostar e valorizar muito o bairro onde moro. . Meu bairro é minha raiz, assim é ele pra mim e vejo o tempo perder a pressa na certeza que hoje sou um pouco mais deste bairro.
Tamires Rodrigues

Ações da Pastoral da Criança no bairro Parquelândia

Imagem
Pastoral da Criança
Foto: Tamires Rodrigues
Jovens da Parquelândia
JMJRio/2013
A Pastoral da Criança, criada em 1983, é um projeto formado por voluntários capacitados que trabalham no combate à desnutrição e à mortalidade infantil, objetivando assim melhorar a qualidade de vida das crianças carentes.
No bairro da Parquelândia, a Pastoral da Criança desenvolve ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania beneficiando tanto gestantes como crianças. Identificação de problemas de nutrição, fortalecimento do aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos são ações realizadas pelos líderes da Pastoral da Criança.
Essa ação de solidariedade é realizada por voluntários que promovem visitas que acontecem na última sexta-feira de cada mês. Nessa visita, as mães juntamente com as crianças recebem orientações quanto à saúde, nutrição e educação. Em seguida, as mães são convidadas para participarem do momento de integração, que ocorre no último sábado do mês. Nesse encontro, os voluntários verificam o peso das crianças, são feitas brincadeiras e em seguida é distribuído um lanche para as crianças e mães.
De acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança do bairro Parquelândia, Maria Lucilda Avelino, o projeto tem trazido resultados positivos para a comunidade nos últimos anos. Mas ainda existe uma grande dificuldade, que é a carência de voluntários que realmente tenham um comprometimento para com a pastoral.
Tamires Rodrigues

Pároco da Parquelândia comemora 25 anos de Ordenação e Lança Livro

1173662_505644392857533_1505167686_n
Igreja Redonda
Foto: Mariana Menezes
Geovane Saraiva é Pároco da Igreja de Santo Afonso no bairro Parquelândia em Fortaleza conhecida carinhosamente como Igreja Redonda .Sua dedicação de 10 anos à frente da Paróquia de Santo Afonso renderam-lhe vários livros e fiés de vários bairros da capital cearense.A festa de comemoração de seus 25anos de Ordenação Sarcedotal em agosto de 2013 teve como ponto principal a publicação de mais um livro que homenageia o Cardeal Dom Aloísio Lorschaider e Dom Helder Câmara.Geovane Saraiva exerceu seu ministério Sacerdotal nas Paróquias de São Pio X ( Pan Americano),São Francisco de Assis ( Dias Macedo) e Paz no bairro Aldeota lançou outros livros: “ O Peregrino da Paz” , “Nascido para as coisas maiores”( por ocasião do centenário de Dom Helder Câmara, 1909-2009) e “ A Ternura de um Pastor”(homenagem ao Cardeal Lorscheider).
1237143_505644416190864_312844530_n
Igreja Redonda
Foto: Mariana Menezes
Padre Geovane como prefere ser chamado é cearense natural de Capistrano, Interior do Estado é formado em Filosofia,Teologia, e integra a Academia brasileira de Letras do municipio de Redenção,onde ocupa a cadeira de nº 71 e a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza ( AMLEF), onde ocupa a cadeira de nº 08. A publicação comemorativa leva o nome “ 25anos Sobre Àguas Sagradas”,No livro Padre Geovane fala das qualidades de Dom Helder Câmara “ Foi um Corifeu com visão futurística e com grande influência,muito respeitado e inquieto como uma barata tonta” ,e em outro trecho do livro Geovane fala com admiração de Dom Aloísio Lorscheider: “ Foi uma chama luminosa e com seu coração amável cheio de bondade,uma pessoa humana ao extremo,dotada de grandes virtudes e de qualidades ”.Por fim deixa uma mensagem em que diz: “ A pessoa Humana tem semelhança com Deus e essa semelhança encontra a sua raíz na imortalidade,representada num reflexo da glória de Deus,nosso criador e Pai ”.
Nicodemos Costa

Seis décadas de Besouro Verde


1080084_504066693015303_1283351047_n
Bar Besouro Verde e seu atual dono, Wellington Martins
Foto: Mariana Menezes
Há alguns quarteirões da Av. Jovita Feitosa, na Parquelândia, em Fortaleza, um bar vem ganhando cada vez mais notoriedade. O estabelecimento tem as paredes pintadas de verde e a logomarca de um besouro. A inspiração do nome veio de um seriado da década de 1960 que conta a história de um super-herói. Este é o bar BESOURO VERDE que completa 60 anos de existência em 2013.
1305544_504066686348637_895059010_n
Bar Besouro verde
Foto: Mariana Meneezes
Tudo começou em 1953, quando Hélio Martins fundou a mercearia Padre Cícero. Ele e a esposa, dona Nadir, vendiam alimentos perecíveis, lanches, vitaminas, alem de bebidas alcoólicas. Com o tempo, o que era uma espécie de lanchonete se transformou em um bar; e hoje, segundo Rosânia Ferreira de Sousa ou “dona Rosa”, esposa do atual proprietário, muitas pessoas costumam ir comer um feijão verde e torresmo, que são o “carro chefe da casa”; e até mesmo assistir aos jogos de futebol lá, já que também é o bar do Ceará. “Alguns clientes já são cadeira cativa nos dias de jogo”, afirma.
Há 20 anos o bar funciona sob o comando de Wellington Martins, um dos filhos de Hélio Martins. De acordo com a dona Rosa, todos os filhos ajudaram no bar. “Meu marido foi o último. Inclusive, o jornalista Eliomar de Lima ajudou na época da adolescência, hoje ele é repórter”. Além desse famoso blogueiro cearense, outro que sempre frequenta o bar é o cantor Falcão.
Um fato curioso que aconteceu nessas seis décadas de trajetória do bar foi que alunos da turma de 1978 a 1982 de engenharia mecânica, da Universidade federal do Ceará – UFC fizeram uma placa de alumínio, com seus apelidos, nomes e ano da turma, que hoje está em uma das paredes verdes do bar. A homenagem feita ao estabelecimento se justifica por ser o local onde eles se reuniam após a aula; fato que explica a frase que está na placa: “homenagem especial aos nossos porres”.
1147996_504066679681971_516297908_n
A logomarca do bar
Foto: Mariana Meneezs
Sobre as comemorações do sexagenário do estabelecimento, dona Rosa afirma não ter uma data definida ainda, apesar da cobrança dos clientes.
 Serviço
Bar besouro Verde
Rua Amadeu Furtado, 381, Parquelândia.
Aberto de Terça a Domingo, das 16h até de manhã.
Mariana Menezes

Pedal Amigo Parquelândia

971979_10201247172007122_569533742_n
Grupo Pedal Amigo
Foto da internet

A procura por uma atividade física vem aumentando entre as pessoas. Não importa a modalidade esportiva, desde que se identifique com a prática de esportes, tenha boa saúde e condicionamento físico. Foi o que aconteceu com um grupo de amigos há quatro anos, apoiados por uma loja de materiais esportivos, decidiram se reunir e formar um passeio para promover os benefícios e vantagens da bicicleta pedalando pela cidade.
No início, o grupo se concentrava e saía da pracinha que fica atrás do North Shopping, todas ás segundas feiras. A ideia foi tomando proporções maiores e com o passar do tempo, ganhou  mais e mais adeptos aos passeios ciclísticos pela cidade.
Hoje, o grupo Pedal Amigo é composto por 200 ciclistas, entre eles, mulheres, idosos e crianças. A quantidade de participante aumentou e, com isso, foi necessária a mudança de local da concentração. Atualmente, os encontros ocorrem no estacionamento do Casablanca Open Mall, na Bezerra de Menezes
Os passeios são sempre às segundas e quartas feiras, somente à noite, com inicio ás 20h. Os que ocorrem nos finais de semana são fora da programação do grupo, apenas alguns que não querem deixar de pedalar nesses dias.
O grupo é liderado por Daniel Siebra que recebe o apoio dos ciclistas, Alcântara Nogueira e Evandro Jerônimo
De acordo com Daniel Siebra, o “Pedal Amigo não conta com nenhum tipo de patrocínio. Apenas algumas empresas como, a Auto-Escola Diamante e o Falcão Ciclo, que também fazem parte do grupo. Quem também apóia cedendo seu veiculo durante os passeios, é o ciclista Dalton Veras. O grupo ainda se mantém com doações dos próprios ciclistas”.
“Para que o passeio ocorra de forma tranquila e sem danos físicos aos atletas do ciclismo, alguns cuidados são necessários. Durante a realização desses treinos, alguns ciclistas assumem a posição de batedores para fazer a segurança da equipe. Eles usam coletes com faixas refletivas e apitos, saem na frente do grupo pedindo especo aos carros e os guiando durante o percurso”, afirma Daniel.
Fortaleza está entres as maiores capitais do Brasil, porém, como toda cidade grande ainda sofre com a falta de estrutura, principalmente, no que se refere à mobilidade urbana. Mas de acordo com Daniel, a falta de ciclovias e ciclo faixas não os incomoda tanto quanto a falta de educação e paciência no transito por parte de muitos motoristas de ônibus e taxistas que não respeitam os ciclistas. Ele também ressalta que outra grande dificuldade enfrentada pelo grupo, e que é causadora da maioria dos acidentes sofridos pelos ciclistas, é a quantidade exagerada de buracos existentes nas vias da cidade.
Elziane Ramos

Parquelândia

Meu Bairro Online é um blog jornalístico formado pelos estudantes da Faculdade cearense: Mariana Menezes, Tamires Rodrigues, Elziane Santos e Nicodemos Gonçalves,  que busca apresentar assuntos relevantes sobre alguns bairros de Fortaleza.
Bairro selecionados:
Parquelândia
Rodolfo Teófilo
Messejana
João XXIII
Nesse primeiro momento o blog vai falar da Parquelândia!
Parquelândia
Visão noturna do bairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário