segunda-feira, 17 de março de 2014

Timor-Leste:Francisco pede aos fiéis a revolução da ternura




Pe. Chico Moser
Tenho um amigo, padre italiano, muito progressista, que depois de muitos anos radicado numa comunidade pobre de Fortaleza, o Conjunto Palmeiras, mudou-se para o Timor Leste onde reside há alguns anos. Neste mês de junho vivemos mais um ano sem o Pe. Chico Moser. 

Perdemos no Ceará, um companheiro de muitas lutas. O único que tinha "peito" para me acompanhar nas incursões que eu fazia às pedreiras dos poderosos para flagramos a exploração da mão-de-obra infantil. 

Mas aquele "povo baixinho amorenado" do Timor Leste ganhou um grande aliado em sua luta. Um aliado forte, radical, destemido que estará com eles para fazer espigar seu milho, florescer seu arroz, entender a causa do seu suor sem fim... *
Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã desta segunda-feira, o Papa recebeu no Vaticano os três Bispos que compõem a Conferência Episcopal de Timor-Leste, em visita ad Limina Apostolorum.

Trata-se de um país de maioria católica – uma raridade para uma nação asiática – fruto da colonização portuguesa. 

Em seu discurso, o Pontífice destacou três elementos da vida da Igreja timorense: a contribuição dos católicos como consciência crítica da nação; a necessidade de misericórdia, para que se realize a revolução da ternura; e, enfim, a inculturação do Evangelho.

Sem a misericórdia, afirmou Francisco, “poucas possibilidades temos hoje de nos inserir num mundo de ‘feridos’ que tem necessidade de compreensão, de perdão, de amor. Por isso, não me canso de chamar a Igreja inteira à ‘revolução da ternura’.

Neste contexto, o Papa recordou mais uma vez o “triplo” lugar do Bispo: “À frente, para indicar o caminho ao seu povo; no meio, para o manter unido e neutralizar debandadas; ou atrás, para evitar que alguém se atrase ou desgarre, mas, fundamentalmente, porque o próprio rebanho é dotado de olfato para encontrar novos caminhos: o sentido da fé”.

“Ao mesmo tempo que vos agradeço todos os esforços realizados ao serviço do Evangelho, peço ao povo timorense que reze por mim; eu confio-o à protecção da Imaculada Conceição – invocada carinhosamente sob o título de ‘Virgem de Aitara’.”

A Rádio Vaticano entrevistou o Presidente da Conferência Episcopal Timorense, Dom Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, que fala inclusive que, na bagagem ao Vaticano, os Bispos trazem um convite ao Pontífice para visitar o país. Ouça aqui:  RealAudioMP3 
(BF)
Rádio Vaticano
*http://pauloafonso13.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário