“Nesta Páscoa, nos encontramos diante de tanta dor – disse o Cardeal. Algumas semanas atrás, vimos os irmãos do norte sofrerem os efeitos do terremoto e ontem, ficamos todos profundamente tocados no coração ao ver o desastre deixado pelo fogo que atingiu muitas famílias e deixou diversos mortos em Valparaiso”.
“Trata-se do pior incêndio na história de Valparaiso” disse à imprensa a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, comentando o incêndio que se iniciou sábado, 12 de abril e que em poucas horas destruiu cerca de 88 hectares da região periférica de Valparaiso.
“Estes dois eventos nos convidam a viver mais intensamente a Páscoa, tornando vivo o mistério pascal em nossa vida, com a nossa solidariedade. A nota traz também o apelo da Caritas de Santiago para enviar ajudas materiais a Valparaiso, onde as pessoas estão refugiadas e são assistidas nas igrejas.
O fogo destruiu ao menos 500 casas e a Presidente decretou zona de catástrofe e mobilizou as Forças Armadas. Bachelet chegou à cidade para acompanhar as operações pessoalmente.
Valparaíso é visitada todos os anos por milhares de turistas, maior fonte de renda da cidade, localizada a 120 km da capital chilena. Dentre as maiores atrações, estão os vestígios de seu glorioso passado, como o porto mais importante do Pacífico sul e a casa do escritor Pablo Neruda, prêmio Nobel de Literatura, morto em 1973. Chamado de "La Sebastiana", o imóvel foi transformado em museu que homenageia o autor.
(CM)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário