sábado, 26 de abril de 2014

Estudantes lançam o Tribunal Internacional Estudantil

Com a participação especial do Ministro Cançado Trindade, Juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia, estudantes de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara estão lançando o Tribunal Internacional Estudantil.
O Tribunal Estudantil tem por finalidade promover a pesquisa, o estudo e o debate sobre fatos relacionados ao Direito Internacional Público, especialmente, crimes contra a humanidade, contra o Estado Democrático de Direito, crimes contra Direitos e Garantias de Minorias, violações de Direitos Humanos, conflitos entre os povos e agressões ao meio ambiente. A metodologia principal do Tribunal será a realização de julgamentos simulados.
A iniciativa de criar um Tribunal Internacional Estudantil é dos estudantes do Curso de Direito Integral – Graduação, da Escola Superior Dom Helder Câmara, sob a coordenação do Prof. Franclim Sobral de Brito. Conforme o Prof. Franclim, o Tribunal é uma excelente oportunidade para estudantes expressarem em público seus conhecimentos e opiniões, além de promover o estudo sobre temas internacionais da atualidade: “O Tribunal Estudantil não tem força jurídica, mas terá certamente muita eficácia acadêmica, científica e pedagógica. Pelo seu aspecto público, também deverá repercutir no âmbito político e social”, afirma o Professor.
As equipes participantes do Tribunal deverão ser compostas por estudantes de Direito e estudantes do Ensino Médio. Informações sobre inscrições das equipes, condições, cronograma e normas do Tribunal serão publicadas no evento de lançamento, nesta terça-feira, dia 29 de abril, às 10h, no Espaço Dom Helder.
Para homenagear os participantes do Tribunal Internacional Estudantil, a Escola Superior Dom Helder Câmara dará como prêmio a todos os integrantes da equipe com melhor desempenho, uma viagem grátis, com todas as despesas de estadia pagas, para visitar a Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda. Além disso, haverá também prêmios para as equipes com segundo, terceiro e quarto destaques por melhor desempenho.
O evento de lançamento do Tribunal Internacional Estudantil terá a participação especial do Ministro Antônio Augusto Cançado Trindade, Juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia. O Ministro Cançado Trindade é o único latino-americano que compõe a Corte Internacional, cujo precursor foi ninguém menos que Rui Barbosa (1921-1930), a “Águia de Haia”, como era chamado.
A conferência de Lançamento do Tribunal será proferida pelo Ministro Cançado Trindade que aproveitará a ocasião para visitar a instalação artística “Haia: a Cidade da Justiça”; “Maurício de Nassau” e “Anne Frank”, em exposição na Escola Superior Dom Helder Câmara.
Serviço:
Lançamento do Tribunal Internacional Estudantil de Justiça
Dia 29 de abril de 2014, às 10h
Participação Especial e Conferência do Ministro Cançado Trindade (Juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia)
Local: Escola Superior Dom Helder Câmara
Rua Álvares Maciel, 628 – Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG
Ingresso: Gratuito
Aberto ao Público
A participação no evento de Lançamento por parte de estudantes da Escola Superior Dom Helder Câmara contará 4 (quatro) horas de Atividade Complementar (Pesquisa).
Para participação no Lançamento de público externo à Escola deverá haver inscrição prévia pelo tel. (31) 2125-8800 ou e-mail direito.integral@domhelder.edu.br
Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário