Dois dos principais veículos ingleses publicaram reportagens sobre livros para ler em clima de Copa. Enquanto a "BBC" destacou a literatura brasileira, o "The Guardian" indicou uma série de livros sobre o história do futebol no Brasil.
Com o título "Um guia do Brasil para os amantes de livros", a reportagem da "BBC" destaca uma onda de traduções para o inglês das obras brasileiras (leia a reportagem, em inglês)
No texto, a jornalista Jane Ciabattari cita Jorge Amado e seu romance "Capitães da Areia". Além de Clarice Lispector e sua obra "A paixão segundo G.H." Entre os autores da nova geração citados pela reportagem, dois estão entre os melhores jovens escritores brasileiros eleitos pela revista "Granta": Cristhiano Aguiar e Carol Bensimon.
Já o jornal "The Guardian" selecionou livros de autores de diversas nacionalidades que se debruçaram sobre a história do futebol no Brasil. Entre eles, são citados "Futebol nation: a footballing history of Brazil", do britânico David Goldblatt e "Shocking Brazil", do brasileiro Fernando Duarte. O uruguaio Eduardo Galeano é citado como "o Pelé dos livros sobre futebol". (leia a reportagem, em inglês)
"Como sempre, o mundo espera para ver se o Brasil vai exibir as glórias do 'futebol arte', o jogo arrebatadoramente expressivo associado aos times vencedores em que Pelé atuou, ou as realidades brutas do 'futebol dá força', o estilo mais pragmático e defensivo que prevaleceu em 1994, quando Parreira foi difamado por deixar de lado o prodígio Ronaldo, então com 18 anos", diz a reportagem de Richard Williams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário