As tvs públicas tem obrigação de levar a cabo discussões sobre os temas mais importantes da sociedade brasileira.
Por Ricardo Soares*
Não é que eu fique constrangido em falar de comunicação pública, tema que adoro e ao qual me dedico profissionalmente há muitos anos. É que em virtude de meu cargo atual (ninguém é nada, a gente sempre “está” como lembrou certa feita o ex-ministro Eduardo Portella) fica parecendo que estou a puxar brasa para a minha sardinha. Mas corro o risco. Vamos à pesca.
Essa semana tive duas excelentes notícias que em breve estarão na grade de programação da Tv Brasil e que fazem a gente acreditar que são muitas e saudáveis as diferenças que permeiam a comunicação pública e a comercial que faz carinha feia pra gente junto à maior parte da mídia que adora dar agenda negativa dos veículos públicos fazendo coro com aqueles que dizem “não vi e não gostei”. Mas essa é outra prosa.
Por que me ufano aqui? Simples. Estão ficando prontas, entre tantas das nossas boas atrações, dois produtos de dar gosto que estarão no ar em setembro na Tv Brasil. Um deles é o especial “ O Amor deve ser sagrado”, a MPB cantando Lupícinio Rodrigues no dia do seu centenário que será comemorado em 19 de setembro, um sabadão. Entre os interpretes Ney Matogrosso, Zé Renato, João Bosco e fina flor numa atração para lá de delicada e dedicada a um dos gigantes de nossa música.
Outra atração, essa estreando no dia 10 de setembro, às 19h30 min., é o programa + DIREITOS +HUMANOS, uma co-produção da EBC-Tv Brasil com a TVT ( Tv dos Trabalhadores) e Instituto Vladimir Herzog que reúne no meio de um bem bolado palco e platéia diferentes grupos de diferentes regiões do Brasil que mostram e discutem seus focos e problemas , um interagindo com o outro. A novidade é o formato, distante da modorrice de bancada e entrevistador que tanto entedia telespectadores. É um programa dirigido ao público jovem que discute de questões ligadas às aflições das mães solteiras a associações ligadas a síndrome de Down, questões muitas referentes à cidadania , violência urbana e mobilidade do jovem brasileiro. Papo sério conduzido de jeito leve.
As tvs públicas, muito mais uma rede pública como a nossa, tem obrigação de levar a cabo discussões sobre os temas mais importantes da sociedade brasileira. Muitos deles não contam com a boa vontade da mídia comercial como a overdose de consumismo e alienação e quejandos afins. Só a mídia pública pode fazer isso , inclusive criticar a si mesma e a mídia tradicional. Seja no sentido de formação, seja no sentido de conscientização poder colocar no ar esse dois produtos em setembro dá aquele velho e bom sentido de lição de casa bem feita na gente no meio de tantos meandros e dificuldades da comunicação pública. Mas ela vale a pena e não é pequena como querem muitos desavisados que a rotulam apenas de “chapa branca”. Meus caros nossa chapa não é branca, é quente.
Não é que eu fique constrangido em falar de comunicação pública, tema que adoro e ao qual me dedico profissionalmente há muitos anos. É que em virtude de meu cargo atual (ninguém é nada, a gente sempre “está” como lembrou certa feita o ex-ministro Eduardo Portella) fica parecendo que estou a puxar brasa para a minha sardinha. Mas corro o risco. Vamos à pesca.
Essa semana tive duas excelentes notícias que em breve estarão na grade de programação da Tv Brasil e que fazem a gente acreditar que são muitas e saudáveis as diferenças que permeiam a comunicação pública e a comercial que faz carinha feia pra gente junto à maior parte da mídia que adora dar agenda negativa dos veículos públicos fazendo coro com aqueles que dizem “não vi e não gostei”. Mas essa é outra prosa.
Por que me ufano aqui? Simples. Estão ficando prontas, entre tantas das nossas boas atrações, dois produtos de dar gosto que estarão no ar em setembro na Tv Brasil. Um deles é o especial “ O Amor deve ser sagrado”, a MPB cantando Lupícinio Rodrigues no dia do seu centenário que será comemorado em 19 de setembro, um sabadão. Entre os interpretes Ney Matogrosso, Zé Renato, João Bosco e fina flor numa atração para lá de delicada e dedicada a um dos gigantes de nossa música.
Outra atração, essa estreando no dia 10 de setembro, às 19h30 min., é o programa + DIREITOS +HUMANOS, uma co-produção da EBC-Tv Brasil com a TVT ( Tv dos Trabalhadores) e Instituto Vladimir Herzog que reúne no meio de um bem bolado palco e platéia diferentes grupos de diferentes regiões do Brasil que mostram e discutem seus focos e problemas , um interagindo com o outro. A novidade é o formato, distante da modorrice de bancada e entrevistador que tanto entedia telespectadores. É um programa dirigido ao público jovem que discute de questões ligadas às aflições das mães solteiras a associações ligadas a síndrome de Down, questões muitas referentes à cidadania , violência urbana e mobilidade do jovem brasileiro. Papo sério conduzido de jeito leve.
As tvs públicas, muito mais uma rede pública como a nossa, tem obrigação de levar a cabo discussões sobre os temas mais importantes da sociedade brasileira. Muitos deles não contam com a boa vontade da mídia comercial como a overdose de consumismo e alienação e quejandos afins. Só a mídia pública pode fazer isso , inclusive criticar a si mesma e a mídia tradicional. Seja no sentido de formação, seja no sentido de conscientização poder colocar no ar esse dois produtos em setembro dá aquele velho e bom sentido de lição de casa bem feita na gente no meio de tantos meandros e dificuldades da comunicação pública. Mas ela vale a pena e não é pequena como querem muitos desavisados que a rotulam apenas de “chapa branca”. Meus caros nossa chapa não é branca, é quente.
* Ricardo Soares é diretor de TV, escritor, roteirista e jornalista. Titular do blog Todo Prosa (www.todoprosa.blogspot.com) e autor, entre outros, dos livros Cinevertigem, Valentão e Falta de Ar. Atualmente diretor de Conteúdo e programação da EBC- Empresa Brasil de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário