quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Novo estudo liga desmatamento da Amazônia a seca no país

30/10/2014 14h12

Cientista sugere desmate zero, e Reflorestamento contra escassez hídrica.

O Em 40 anos, a Amazônia Perdeu área Equivalente a Duas Alemanhas.

Eduardo Carvalho Do G1, o em São Paulo
Imagem de 14 de outubro of this Ano Mostra Árvore solitária los área devastada Pelo Desmatamento ilegal na área de Floresta Amazônica no Estado do Pará (Foto: Raphael Alves / AFP)Imagem de 14 de outubro of this Ano Mostra Árvore solitária los área devastada Pelo Desmatamento ilegal na Floresta Amazônica nenhum Estado do Pará (Foto: Raphael Alves / AFP)
Vale this: chuva xeque em (Foto: G1)
O Pesquisador Antônio Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Braço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) analisou Mais de 200 ARTIGOS CIENTÍFICOS Sobre a Amazônia é Sua Relação com o clima e como Chuvas no Brasil, e concluiu that o Desmatamento Dessa Região Influencia a Falta de Água sentida NAS regions Mais populosas do país, incluíndo o Sudeste.  
A diminuição da Quantidade de Árvores não bioma impedir o Fluxo de umidade Entre o Norte OE Sul do país, aponta o Estudo divulgado Nesta quinta-feira (30).
O Relatório "O Futuro Climático da Amazônia", Encomendado Pela Articulação Regional da Amazônia, rede Composta POR VARIAS Associações sul-americanas, Tenta explicar como Possíveis Causas e efeitos da bagunça Climática récente e apresenta Soluções that minimizariam OS Impactos Negativos dessas alterações.
De a Acordo com o Pesquisador, a Falta de precipitação, sentida principalmente no Sudeste, EM ESPECIAL nenhum Estado de São Paulo, séria consequencia indireta fazer desflorestamento Amazônico. DESDE o Início da Década de 1970 ATÉ 2013, uma Exploração Madeireira EO Desmatamento retiraram gradual fazer bioma 762,979 km² de Floresta, área Equivalente a Duas Alemanhas. Dados OS referem-se AO desmate total (Chamado de corte raso).
A Cobertura vegetal Retirada da interrompe o Fluxo de umidade do solo para a atmosfera. Desta forma, OS "Rios Voadores", nome dado a Grandes Nuvens de umidade, responsáveis ​​Pelas Chuvas, Que São transportadas Pelos ventos from a Amazônia Ate O Centro-Oeste, Sul E Sudeste Brasileiros, Não "seguem viagem", causando uma escassez hídrica .
"A Estação seca ESTA se estendendo POR Maior ritmo NAS regions Mais desmatadas e como Nuvens de chuva dos rios Aéreos Localidade: Não estao Chegando, A Partir da Floresta existente AINDA, EM áreas that anteriormente chegavam. ESSE Efeito TEM Conexão Direta com o Desmatamento ", Disse Nobre AO G1 . "Como regions Mais desmatadas São uma saida dos rios Aéreos da Amazônia Pará o resto da América do Sul Meridional", complementou.
Segundo a dia Investigação, POR, a Amazônia libera na atmosfera 20 trilhões de litros de Água transpirada. Nobre COMPARA A Força das Árvores AOS Geiseres, Nascentes Termais that lançam periodicamente Jatos de Água Quente Para O Alto. ESSA transpiração, Segundo o Estudo, AINDA Torna Mais Valiosa uma Floresta (de Além da SUA Vasta Biodiversidade).
Nível de Água de reservatório fazer Sistema Cantareira atinge Índice Mais Baixo da História (Foto: Reprodução TV Globo)Nível de Água de reservatório fazer Sistema Cantareira
atinge Índice Mais Baixo da História. Redução
ocorreu Pela Falta de Chuvas não Sudeste
(Foto: Reprodução TV Globo)
Tendência de Mais Desmatamento
Uma das Soluções apresentadas Pela Pesquisa parágrafo Evitar a descontinuidade não Fluxo de umidade, e, desta forma, reduzir o agravamento da seca no Brasil, E zerar o Desmatamento na Amazônia. No entanto, parece ISSO Longe de Acontecer.
Levantamento apresentado Este Mês Pela Organização Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontou aumento de 191% no desmate da Floresta em Agosto e setembro de 2014, EM Relação AO MESMO Bimestre de 2013.
Apesar de o dado Ser Paralelo AO divulgado Pelo Governo, that EUA OS Sistemas Deter E Prodes, como INFORMAÇÕES Mais atualizadas fazer Proprio Deter, referentes a junho e julho, apontaram aumento de 195% na Perda de Vegetação na comparação Desses periodos Entre 2014 e 2013 .
Outro Ponto alarmante E Que o Brasil de: Não Assinou na Cúpula do Clima, realizada Pelas Nações Unidas los setembro, um TRADUÇÃO CRIADO parágrafo reduzir Pela Metade uma Perda de Florestas ATÉ 2020 E Zera-la ATÉ 2030. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, Disse na Ocasião that O País de: Não FOI "Convidado a se engajar no Processo de PREPARACAO" da declaração. Em Vez Disso, SEGUNDO ELA, o país recebeu Uma Cópia do Texto da ONU, that pediu Pará Aprova-lo SEM uma Permissão de Sugerir QUALQUÉR alteração. O Itamaraty acrescentou that o Documento de: Não E da ONU, mas dos paises that o assinaram, e Que o Texto necessitava de Melhorias, POR ISSO o Brasil optou POR Localidade: Não assinar.

Nobre Acredita Que o Governo brasileiro, AO Localidade: Não assinar uma declaração das Florestas, desconhecia TERMOS OS PRESENTES nenhuma Relatório Atual e tem "uma Esperança de that such Argumentos Serao absorvidos Pelos negociadores".
No Trabalho, ELE cita Otras Soluções para reverter uma SITUAÇÃO de Crise na Amazônia e SUAS consequencias drásticas: popularizar OS Fatos Científicos that explicam a importancia do bioma Pará o clima; reduzir queimadas como that atingem uma Região; Recuperar áreas desmatadas como com replantio de Novas Florestas; e Contar com "esforços de guerra" do Governo e da Sociedade Pará Financiar Ações de Preservação e Conter o Avanço da degradação.
"O Diagnóstico E Muito Sério, como ameaças reais e como São Soluções AINDA estao Ao Alcance Para reverter Este Quadro", finaliza o Pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário