sábado, 15 de novembro de 2014

Artistas gravam música em Londres para ajudar na luta contra o ebola

 15/11/2014 16h42

Gravação reuniu quase 30 estrelas do rock e da música pop nesta manhã.

U2, Coldplay e One Direction participaram do ato de caridade.

Da AFP

Bono Vox, do U2, durante gravação de música contra o ebola, em Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)Bono Vox, do U2, durante gravação de música contra o ebola, em Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)

Quase 30 estrelas de grupos de rock e da música pop, entre eles U2, Coldplay e One Direction, começaram a gravar neste sábado (15), em Londres, uma canção destinada a arrecadar fundos para a luta contra o Ebola.
Todos entraram cedo no estúdio a pedido do cantor e ativista político irlandês Bob Geldof, que ressuscitou o projeto 'Band Aid', 30 anos depois de criar o mesmo para lutar contra a fome na Etiópia.
'É impressionante que tenha conseguido tirar tantas estrelas da cama às o8h da manhã de um sábado', brincou o DJ Nick Grimshaw ao chegar aos estúdios Sarm, no bairro londrino de Notting Hill, cercado por fotógrafos e fãs.
Rita Ora, Sinead O'Connor, Ellie Goulding e Sam Smith e grupos como Bastille, Underworld, Elbow e Disclosure integram o grupo 'Band Aid 30'.
"É um privilégio estar aqui. Esperamos que a canção atinja o número um de vendas para conseguir muitos fundos", disse Niall Horan, do grupo One Direction.
"O engajamento de todos é espetacular, o clima é genial, parece o pátio de uma escola", disse Geldof, o idealizador do projeto, que fez para o grupo "um discurso muito emocionante", nas palavras de Emeli Sande.
Os músicos Midge Ure (e) e Bob Geldof chegam para gravação de música contra o ebola em Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)Os músicos Midge Ure (e) e Bob Geldof chegam para gravação de música contra o ebola em Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)

Os artistas gravarão a quarta versão da canção "Do They Know It's Christmas?", escrita em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure. A canção será interpretada no domingo à noite no programa de televisão "The X Factor".
Caridade
A partir de segunda-feira (17), o download será possível com o pagamento de 1,2 euro e em três semanas será comercializada no formato de disco ao preço de 4 libras (cerca de 5 euros).
O governo anunciou que não vai fiscalizar os lucros do álbum. "Se todos os países compartilharem os valores da Grã-Bretanha e cumprissem suas promessas, não estaríamos assim", afirmou Bono Vox.
Os autores pediram para que as pessoas não tentem baixar a música de maneira gratuita. "Pouco importa se gosta ou não da canção, dos artistas ou se a gravação ficar um pouco ruim. Comprem, é o que conta", afirmou Geldof, que insistiu no objetivo de caridade.
Há 30 anos, "Do They Know It's Christmas?", interpretada por artistas como Sting, Paul McCartney, Phil Collins e George Michael, vendeu mais de 3,7 milhões de exemplares e permitiu a arrecadação de 10 milhões de libras para a luta contra a fome na Etiópia.
A canção foi gravada de novo em 1989 (Jimmy Sommerville, Chris Rea, Cliff Richard, Kylie Minogue, entre outros) e em 2004 (Radiohead, Bono, Robbie Williams, Chris Martin ...) para ajudar Darfur.
Para a nova versão, Geldof reescreveu parte da letra para adaptá-la ao contexto. Até o momento, o Ebola provocou mais de 5 mil mortes. "É um vírus desumano", afirma Bob Geldof.
"Não suporto que as pessoas não possam se abraçar nos últimos momentos, que os pais não possam consolar os filhos", comentou
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário