2014-11-14 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Os moradores de rua que vivem nos arredores do Vaticano poderão contar, nos próximos dias, com mais serviços.A partir de segunda-feira, 17 de novembro, terá início a reforma dos banheiros químicos posicionados sob o “colonato” da Basílica, destinados aos turistas. Três deles serão dotados de chuveiro.
A decisão foi tomada depois que o Elemosineiro do Papa, Dom Konrad Krajewski, convidou um morador de rua para jantar num restaurante no início de outubro. O convidado era um senhor italiano da ilha da Sardenha, chamado Franco, que naquele dia completava 50 anos. Franco respondeu ao Bispo polonês: “Não posso ir ao restaurante porque estou mal cheiroso. Aqui ninguém morre de fome. Mas não há banheiros onde possamos nos lavar”.
Dom Krajewski agiu imediatamente e decidiu reformar os banheiros usados pelos turistas. E não só: convidou as paróquias romanas mais frequentadas por moradores de rua a fazerem o mesmo. O bispo tem até mesmo a resposta pronta para quem se incomodar em ver os “barboni” - como são chamados na Itália – sob as imponentes colunas de Bernini, um dos locais mais visitados do mundo: “A Basílica existe para custodiar o Corpo de Cristo e nos pobres nós servimos o corpo sofredor de Jesus. Desde de sempre, na história de Roma, os pobres se reúnem em volta das basílicas”.
O Elemosineiro do Papa, todavia, não aceitou a resposta de Franco, e o levou para jantar num restaurante chinês das redondezas.
(BF)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário